Sí­ndrome de Sturge-Weber: A importância do cuidado integral na assistência ao adolescente portador

Autores

  • Simone Fátima de Azevedo
  • Lí­via da Silva Firmino dos Santos
  • Rafael Ribeiro Rampini
  • Ana Carolina Ferreira da Silva
  • Mariana Ferreira dos Santos
  • Márcio José Barbosa Bertholy

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i52p2326-2337

Palavras-chave:

Sí­ndrome de Sturge-Weber, Consulta de Enfermagem, Adolescente, Equipe Multiprofissional

Resumo

Objetivos: Descrever a experiência vivenciada por acadêmicos de enfermagem durante o atendimento ao adolescente com Sí­ndrome de Sturge-Weber e a importância do cuidado integral. Método: Trata-se de uma pesquisa descritiva, exploratória, com abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência, realizada em um Ambulatório Escola na Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro, no mês de junho de 2019. Resultado: BHV, 13 anos, sexo masculino, cursando 4º ano do Ensino Fundamental, portador da Sí­ndrome de Sturge Weber, menciona que há muito tempo não realizava consulta em um serviço de saúde e exames de rotina. Apresentava, "mancha na face", caracterí­stica da Sí­ndrome. Possui glaucoma e utiliza Fenobarbital devido í  crise convulsiva. Apresenta receio devido "a mancha na face". Os dados sinalizam a necessidade de um cuidado integral. Discussão: Por ser uma doença rara, fica notório a necessidade do cuidado integral, devido as manifestações neurológicas, cutâneas, oculares e orais. Nossa conduta proporcionou retornar aos cuidados oftalmológicos, acompanhamento odontologico, avaliação clí­nica e neurologica. Considerações finais: Foi possí­vel perceber que para atingir a qualidade no cuidado integral na assistência ao adolescente com uma Sí­ndrome rara, como a de Sturge-Weber é de extrema importância o envolvimento de uma equipe multidisciplinar.

Biografia do Autor

Simone Fátima de Azevedo

Enfermeira docente no Colégio Santa Catarina - Petrópolis. Preceptora do Módulo de Enfermagem do Adolescente no Ambulatório escola, pela Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FASE). Pós-graduada em Enfermagem em Pediatria e Neonatologia. 

Lí­via da Silva Firmino dos Santos

Coordenadora do Estágio Supervisionado em Rede Ambulatorial do Curso de Enfermagem da Faculdade Arthur Sá Earp Neto - FASE no Ambulatório Escola da FASE. Mestre em Ciências do Cuidado em Saúde Pós-graduada em Enfermagem do Trabalho. 

Rafael Ribeiro Rampini

Graduando em Enfermagem pela Instituição de Ensino Faculdade Arthur Sá Earp Neto FASE. 

Ana Carolina Ferreira da Silva

Graduanda em Enfermagem pela Instituição de Ensino Faculdade Arthur Sá Earp Neto FASE. 

Mariana Ferreira dos Santos

Graduanda em Enfermagem pela Instituição de Ensino Faculdade Arthur Sá Earp Neto FASE. 

Márcio José Barbosa Bertholy

Enfermeiro Graduado em Enfermagem pela Instituição de Ensino Faculdade Arthur Sá Earp Neto FASE. 

Publicado

2020-10-29

Como Citar

Fátima de Azevedo , S. ., da Silva Firmino dos Santos , L. ., Ribeiro Rampini , R. ., Ferreira da Silva , A. C. ., Ferreira dos Santos , M. ., & Barbosa Bertholy , M. J. . (2020). Sí­ndrome de Sturge-Weber: A importância do cuidado integral na assistência ao adolescente portador. Saúde Coletiva (Barueri), 10(52), 2326–2337. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i52p2326-2337

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos