Risco biológico no cuidado de enfermagem junto aos clientes submetidos í  hemodiálise: estudo sociopoético

Autores

  • Leonor Coelho da Silva
  • Iraci dos Santos
  • Adriana Loureiro da Cunha
  • Leandro Andrade da Silva
  • Célia Pereira Caldas
  • Maria Gazel de Souza
  • Janaina Firmo da Silva

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i53p2418-2429

Palavras-chave:

Enfermagem, Diálise renal, Exposição a Agentes Biológicos, Estudo Sociopoético

Resumo

Objetivo: analisar a dimensão imaginativa da enfermagem sobre o comportamento frente ao risco de acidentes com material biológico no cuidado aos clientes em hemodiálise. Método: descritivo, utilizou a sociopoética como referencial teórico metodológico. Após submissão Comitê de Ética em Pesquisa número CAAE 61649716.6.0000.5282 e aprovação Parecer Consubstanciado do CEP n.º 1.858.402; os dados foram produzidos na Clí­nica Renal Vida Assistência Integral ao Renal, em seis oficinas sociopoéticas, com duração de duas horas, realizadas em abril de 2017 utilizando como técnica a Dinâmica do Corpo como Território Mí­nimo (DCTM). Resultados: foram delimitadas três categorias analí­ticas: - Risco inerente í  prática; Como me proteger; e Necessário conhecer. Após a análise categorial temática, os dados foram descritos utilizando os estudos sociopoéticos: classificatório, transversal e filosófico. Conclusão: a equipe de enfermagem necessita de orientação sobre a importância das ações preventivas (autocuidado), a maioria possui conhecimento sobre risco biológico e autocuidado, mas nem sempre esse conhecimento se traduz em comportamento seguro.

Biografia do Autor

Leonor Coelho da Silva

Enfermeira. Mestre. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UERJ. Capitão- Tenente (S) do Corpo de Saúde da Marinha do Brasil.

Iraci dos Santos

Enfermeira. Pós-Doutora. Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil. 

Adriana Loureiro da Cunha

Enfermeira. Mestre. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil. 

Leandro Andrade da Silva

Enfermeiro. Pós-Doutor. Professor da Universidade Veiga de Almeida. Rio de Janeiro, Brasil. 

Célia Pereira Caldas

Enfermeira. Pós-Doutora. Professora titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, Brasil. 

Maria Gazel de Souza

Enfermeira. Doutora. Enfermeira do Instituto Nacional do Câncer (INCA). Rio de Janeiro, Brasil. 

Janaina Firmo da Silva

Enfermeira. Especialista em Terapia Intensiva pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Capitão- Tenente (S) do Corpo de Saúde da Marinha do Brasil. 

Publicado

2020-08-06

Como Citar

Coelho da Silva, L. ., dos Santos, I. ., Loureiro da Cunha, A. ., Andrade da Silva, L. ., Pereira Caldas, C. ., Gazel de Souza, M. ., & Firmo da Silva, J. . (2020). Risco biológico no cuidado de enfermagem junto aos clientes submetidos í  hemodiálise: estudo sociopoético. Saúde Coletiva (Barueri), 10(53), 2418–2429. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i53p2418-2429

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos