Polí­ticas públicas de saúde orientadas para a segurança do paciente: uma reflexão teórica

Autores

  • Leonor Coelho da Silva
  • Célia Pereira Caldas
  • Iraci dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i53p2430-2435

Palavras-chave:

Polí­tica Pública de Saúde, Segurança do Paciente, Qualidade dos Cuidados de Saúde

Resumo

A preocupação com a qualidade do serviço de saúde já descrita por Hipócrates desde os primórdios da medicina emergiu com o passar dos anos após a realização de estudos que apontaram para o número de danos í  saúde e mortes relacionados a erros durante o cuidado. Polí­ticas públicas foram instituí­das internacionalmente, com a preocupação de garantir a segurança do paciente atendidos nos serviços de saúde. Refletir sobre a implementação das polí­ticas públicas de saúde formuladas para a segurança do paciente foi o objetivo deste estudo. Concluí­mos que o desafio para o enfrentamento da redução dos riscos e dos danos na assistência í  saúde dependerá do fortalecimento da cultura de segurança por parte dos profissionais nos próximos anos, aliada í s polí­ticas de segurança do paciente, instituí­das nacionalmente.

Biografia do Autor

Leonor Coelho da Silva

Enfermeira. Mestre. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UERJ. Capitão- Tenente (S) do Corpo de Saúde da Marinha do Brasil. 

Célia Pereira Caldas

Enfermeira. Pós-Doutora. Professora titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, Brasil. 

Iraci dos Santos

Enfermeira. Pós-Doutora. Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil. 

Publicado

2020-08-06

Como Citar

Coelho da Silva, L. ., Pereira Caldas, C. ., & dos Santos, I. . (2020). Polí­ticas públicas de saúde orientadas para a segurança do paciente: uma reflexão teórica. Saúde Coletiva (Barueri), 10(53), 2430–2435. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i53p2430-2435

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos