Estratificação de risco cardiovascular em usuários na Estratégia de Saúde da Famí­lia: uma ferramenta para o cuidado

Autores

  • Caroline Teixeira Maciel
  • Maria Gefé da Rosa Mesquita
  • Graciele Oroski Paes
  • Marluci Andrade Conceição Stipp
  • Liana Amorim Corrêa Trotte

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i53p2426-2449

Palavras-chave:

Atenção Primária í  Saúde, Hipertensão, Doenças Cardiovasculares

Resumo

Objetivo: Caracterizar tipos de risco cardiovascular nos pacientes hipertensos atendidos por uma equipe de saúde da famí­lia do municí­pio do Rio de Janeiro através do escore de Framingham. Métodos: Estudo observacional, transversal, realizado em uma Clí­nica de Saúde da Famí­lia no municí­pio do Rio de Janeiro, no mês de outubro de 2017, através de consulta a prontuários dos pacientes hipertensos cadastrados. Os dados foram categorizados em um banco de dados no programa Excel® 2013 e realizado testes estatí­sticos descritivos. Resultados: Foram obtidos dados de 221 indiví­duos e a maioria dos participantes foram considerados de alto e médio risco para desenvolvimento de evento cardiovascular maior em 10 anos. Conclusão: O Escore de Risco de Framingham foi uma ferramenta exitosa para a estratificação de risco de usuários na Atenção Primária í  Saúde e merece ser incorporado como instrumento pela equipe de saúde na promoção da saúde cardiovascular.

Biografia do Autor

Caroline Teixeira Maciel

Enfermeira. Especialista em Saúde da Famí­lia e Comunidade pela Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro. 

Maria Gefé da Rosa Mesquita

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professor Adjunto do Departamento de Metodologia da Enfermagem da Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro. 

Graciele Oroski Paes

Enfermeira. Pós-Doutora em Enfermagem. Professor Associado do Departamento de Enfermagem Fundamental da Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro. 

Marluci Andrade Conceição Stipp

Pós-Doutora em Enfermagem. Professor Titular do Departamento de Metodologia da Enfermagem da Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro. 

Liana Amorim Corrêa Trotte

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professor Adjunto do Departamento de Metodologia da Enfermagem da Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro. 

Publicado

2020-08-06

Como Citar

Teixeira Maciel, C. ., Gefé da Rosa Mesquita , M. ., Oroski Paes , G. ., Andrade Conceição Stipp, M. ., & Amorim Corrêa Trotte, L. . (2020). Estratificação de risco cardiovascular em usuários na Estratégia de Saúde da Famí­lia: uma ferramenta para o cuidado. Saúde Coletiva (Barueri), 10(53), 2426–2449. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i53p2426-2449

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos