Perfil e resultados perinatais de gestantes com sí­ndrome hipertensiva do Sul do Brasil

Autores

  • Eduardo Marçal Garcia
  • André Perez Candelorio
  • Sandra Marisa Pelloso
  • Marcos Benatti Antunes

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i53p2450-2459

Palavras-chave:

Saúde Materno-Infantil, Complicações na Gravidez, Hipertensão

Resumo

Objetivou-se analisar o perfil e resultados perinatais de gestantes de alto risco com Sí­ndrome Hipertensiva. Trata-se de um estudo epidemiológico, observacional e retrospectivo, com abordagem quantitativa. Foram utilizados dados secundários de 471 gestantes de alto risco e com Sí­ndrome Hipertensiva da cidade de Sarandi/PR e posteriormente acompanhadas pelo ambulatório e realização do parto no hospital de referência, no perí­odo de 2012 a 2016, com partos realizados até 2017. As variáveis independentes foram constituí­das pela Sí­ndrome Hipertensiva, classificada em: hipertensão crônica, pré-eclâmpsia/eclâmpsia, pré-eclâmpsia sobreposta í  hipertensão crônica, também conhecida como doença hipertensiva especí­fica da gestação (DHEG). As variáveis desfechos foram: prematuridade, baixo peso ao nascer, Apgar <7 no 1º e 5º minutos, óbito fetal, óbito neonatal e parto cesárea. Os dados foram submetidos aos testes Qui-quadrado e Teste Exato de Fisher. Todas as discussões foram realizadas em ní­vel de 5% de significância (p<0,05) e intervalo de confiança de 95%. A Sí­ndrome hipertensiva gestacional associa-se diretamente a prematuridade, o desenvolvimento de Apgar inferior a sete no quinto minuto de vida, o baixo peso ao nascer, a morte fetal e ao parto cesárea.

Biografia do Autor

Eduardo Marçal Garcia

Acadêmico do Curso de Medicina do Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR), Maringá, Paraná, Brasil. 

André Perez Candelorio

Acadêmico do Curso de Medicina do Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR), Maringá, Paraná, Brasil. 

Sandra Marisa Pelloso

Doutora em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (USP). Professora Titular da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, Paraná, Brasil. 

Marcos Benatti Antunes

Doutor em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Docente do Curso de Medicina do Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR), Maringá, Paraná, Brasil. 

Publicado

2020-08-06

Como Citar

Marçal Garcia, E. ., Perez Candelorio, A. ., Marisa Pelloso, S. ., & Benatti Antunes, M. . (2020). Perfil e resultados perinatais de gestantes com sí­ndrome hipertensiva do Sul do Brasil. Saúde Coletiva (Barueri), 10(53), 2450–2459. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i53p2450-2459

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos