Nutrição, cognição e emoção: bases e instrumentos neuropsicológicos para nutricionistas

Autores

  • Helena Beatriz Rower
  • Denise Ren da Fontoura

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i56p3056-3079

Palavras-chave:

Nutrição, Cognição, Emoção, Testes Neuropsicológicos

Resumo

Há diversos de estudos sobre a relação entre nutrição e cognição ou nutrição e emoção. Porém a ciência da nutrição transcende o nutrir e o comer. Envolve fatores interligados que precisam ser verificados e utilizados para melhor compreensão do indiví­duo e das populações atendidas pelo nutricionista e da proposição de modos de resolução e/ou melhora destas demandas. Para tanto, existem instrumentos que incrementam a avaliação alimentar e nutricional e proporcionam melhor compreensão da formação do hábito alimentar. Este ensaio teórico sobre instrumentos neuropsicológicos utilizados para avaliação de adultos e idosos contribui para a avaliação nutricional, especificando as funções cognitivas e suas relações com os fatores nutricionais e emocionais do indiví­duo. Realizou-se levantamento dos instrumentos de avaliação neuropsicológica ou que possuam construtos cognitivos e emocionais. Verificou-se a avaliação cognitiva e a relação da emoção com a comida. Pensa-se que este seja um guia básico para o nutricionista incrementar sua avaliação para além da tradicional.

Biografia do Autor

Helena Beatriz Rower

Mestre em Saúde Coletiva (Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Unisinos), Nutricionista.

Denise Ren da Fontoura

Doutora em Ciências da Linguagem (Universidade Nova de Lisboa, UNL), Fonoaudióloga.

Publicado

2020-09-29

Como Citar

Rower, H. B. ., & Ren da Fontoura, D. . (2020). Nutrição, cognição e emoção: bases e instrumentos neuropsicológicos para nutricionistas. Saúde Coletiva (Barueri), 10(56), 3056–3079. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i56p3056-3079

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos