Internações por "Outras gravidezes que terminam em aborto". CID 00-008 na região metropolitana de Porto Alegre

Autores

  • Kelly Cristina Fogazzi Rosso
  • Ana Lúcia Galbarino Amaral
  • Luciana Medeiros Paungartner
  • Amanda Pereira Ferreira Dellanhese
  • Simone Lysakowski
  • Morgana

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i56p3142-3151

Palavras-chave:

Saúde Materna, Aborto, Saúde Pública

Resumo

O aborto tornou-se um problema de saúde pública a partir dos altos í­ndices de morte obstétrica, decorrentes dos abortamentos clandestinos. Objetivo: caracterizar o perfil das hospitalizações por "outras gravidezes que terminaram em aborto" em Porto Alegre e sua Região Metropolitana entre 2016 e 2018. Método: Estudo epidemiológico de base populacional, observacional e transversal a partir do Sistema de Informações Hospitalares SIH/SUS. Resultados: No perí­odo de 2016 a 2018 foram registradas 3.640 internações por "outras gravidezes que terminaram em aborto" na região em estudo. As maiores taxas de hospitalizações ocorreram em Porto Alegre, Canoas e Alvorada, perfazendo 42,06%, 10,47% e 10,11%, respectivamente. Quanto a faixa etária, a media variou entre 20 e 29 anos de idade. Conclusão: Se faz necessário aprofundar o conhecimento desta realidade na região estudada, como por exemplo, o motivo pelo qual os abortos foram causados e as condições sociodemográficas destas mulheres, que podem elucidar os fatores predisponentes.

Biografia do Autor

Kelly Cristina Fogazzi Rosso

Enfermeira no Hospital Restinga e Extremo-Sul.

Ana Lúcia Galbarino Amaral

Enfermeira. Mediadora do Projeto ApiceON no Estado do Rio Grande do Sul. Mestranda em Ensino em Saúde na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.

Luciana Medeiros Paungartner

Enfermeira - Pós Graduação em UTI Geral e Gestão da Assistência Intensiva ao Paciente Crí­tico – Instituto Faveni .

Amanda Pereira Ferreira Dellanhese

Enfermeira. Doutora em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Docente Colaboradora da Residência Integrada Multiprofissional em SauÌde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Simone Lysakowski

Doutoranda em Pediatria pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Mestre em Ensino na Saude pela UFCSPA. Especialista em Docência no Ensino Superior pela Pontifí­cia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Especialista em Doação e Transplantes e em Oncologia pela Universidade São Camilo. Enfenrira na Organização de Procura de Órgãos (OPO 1) na Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.

Morgana

Enfermeira. Pós-Doutoranda em Saúde da Criança pela Pontifí­cia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), bolsista pela University of Toronto (UofT). Professora Colaboradora da Residência Multiprofissional em Saúde da Criança e Pesquisadora Associada do Programa de Extensão e Pesquisa em Saúde Urbana, Ambiente e Desigualdades da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Publicado

2020-09-29

Como Citar

Fogazzi Rosso , K. C. ., Galbarino Amaral , A. L. ., Medeiros Paungartner , L. ., Pereira Ferreira Dellanhese , A. ., Lysakowski , S. ., & Carollo Fernandes , M. T. . (2020). Internações por "Outras gravidezes que terminam em aborto". CID 00-008 na região metropolitana de Porto Alegre. Saúde Coletiva (Barueri), 10(56), 3142–3151. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i56p3142-3151

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos