Gestantes de alto risco: uma análise da autoestima e fatores associados em uma maternidade de referência na cidade do Recife, PE, Brasil

Autores

  • Liniker Scolfild Rodrigues da Silva
  • Eliana Lessa Cordeiro
  • Antonio José de Vasconcelos Neto
  • Luana Camila Alves da Silva
  • Ana Paula Maurí­cio da Silva
  • Roberta Rosas Trigueiro Gomes
  • Fernanda da Mata Vasconcelos Silva

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i56p3318-3335

Palavras-chave:

Gestantes, Autoestima, Saúde da Mulher

Resumo

A pesquisa tem como objetivo correlacionar com os padrões de autoestima e fatores associados em gestantes de alto risco em uma maternidade de referência na cidade do Recife, Pernambuco, Brasil. Trata-se de um estudo descritivo, transversal, com abordagem quantitativa. A população amostral incluiu 112 mulheres, gestantes, adultas. Na coleta de dados foi utilizado um formulário adaptado da versão no Brasil da Escala de Autoestima de Rosenberg (EAR), acrescido de questões socioeconômicas, obstétricas e reprodutivas. Observou-se que escolaridade foi í  única variável com associação significativa com autoestima (p < 0,05) e para a referida variável se destaca que o percentual com autoestima insatisfatória reduziu com o grau de escolaridade, sendo 96,0% entre as que tinham até fundamental incompleto, 75,0% entre as que ensino fundamental e 61,0% entre as que tinham ensino médio/superior. Reconhece-se que as maternidades funcionam muitas vezes como porta de acesso para identificação e acolhimento dessas gestantes sendo necessária a atualização/capacitação dos profissionais de saúde para o atendimento adequado e direcionado, uma vez que poucas mulheres têm acesso í  avaliação de seu estado emocional durante a gestação.

Biografia do Autor

Liniker Scolfild Rodrigues da Silva

Sanitarista na modalidade residência pela Faculdade de Ciências Médicas (FCM)/Universidade de Pernambuco (UPE). Especialista em Enfermagem Obstetra na modalidade residência pela Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças (FENSG)/UPE. Recife, Pernambuco (PE), Brasil.

Eliana Lessa Cordeiro

Mestre em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Recife, Pernambuco (PE), Brasil.

Antonio José de Vasconcelos Neto

Especialista em Oncologia na modalidade Residência pelo Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP)/Instituto de Medicina Integral Prof.º Fernando Figueira (IMIP). Recife, Pernambuco (PE), Brasil.

Luana Camila Alves da Silva

Especialista em Saúde Pública pela Faculdade Alpha. Recife, Pernambuco (PE), Brasil.

Ana Paula Maurí­cio da Silva

Bacharel em Enfermagem pelo Centro Universitário Maurí­cio de Nassau (UNINASSAU). Recife, Pernambuco (PE), Brasil.

Roberta Rosas Trigueiro Gomes

Enfermeira, Especialista em Auditoria de Sistemas de Saúde pela Universidade Estácio de Sá.

Fernanda da Mata Vasconcelos Silva

Doutoranda em Enfermagem pela Universidade de Pernambuco (UPE). Recife, Pernambuco (PE), Brasil.

Publicado

2020-09-29

Como Citar

Scolfild Rodrigues da Silva, L., Lessa Cordeiro, E. ., de Vasconcelos Neto , A. J. ., Alves da Silva, L. C., Maurí­cio da Silva, A. P. ., Rosas Trigueiro Gomes, R. ., & da Mata Vasconcelos Silva, F. (2020). Gestantes de alto risco: uma análise da autoestima e fatores associados em uma maternidade de referência na cidade do Recife, PE, Brasil. Saúde Coletiva (Barueri), 10(56), 3318–3335. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i56p3318-3335

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos