Efeitos de intervenção educativa no conhecimento de escolares sobre aleitamento materno

Autores

  • Mí­ria Kayny da Silva Leão
  • Maurilo de Sousa Franco
  • Gyzelda de Barros Sousa
  • Roseanne de Sousa Nobre
  • Hiugo Santos do Vale
  • Luisa Helena de Oliveira Lima

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i57p3705-3716

Palavras-chave:

Aleitamento Materno, Serviços de Saúde Escolar, Conhecimento, Criança

Resumo

Objetivo: Comparar o conhecimento de escolares sobre aleitamento materno, antes e após intervenção educativa. Método: estudo comparativo, transversal, com abordagem quantitativa, realizado no perí­odo de março a outubro de 2018 em escolas públicas municipais em um municí­pio piauiense com 24 escolares de 7 a 9 anos. Nesse estudo, foi realizado um pré-teste que avaliou o conhecimento de escolares, uma intervenção educativa com uso da história em quadrinhos impressa e jogo educativo. Após intervenção, aplicou-se pós-teste seguindo-se de análise comparativa do conhecimento em relação ao aleitamento materno. Resultados: do total de entrevistados no pré-teste, 12 obtiveram conhecimento insuficiente, 3 obtiveram bom conhecimento e nenhum alcançou o conhecimento ótimo. Após a intervenção educativa, constatou-se que nenhum escolar obteve conhecimento insuficiente e 19 escolares foram classificados com conhecimento bom. Conclusão: Foi possí­vel observar uma melhora nos ní­veis de conhecimento após a intervenção educativa.

Biografia do Autor

Mí­ria Kayny da Silva Leão

Enfermeira. Mestranda em Enfermagem do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Ceará/UFC. Fortaleza (CE), Brasil.

Maurilo de Sousa Franco

Acadêmico de Enfermagem. Universidade Federal do Piauí­/UFPI. Picos (PI), Brasil. Bolsista de Iniciação Cientí­fica Voluntário-ICV-UFPI.

Gyzelda de Barros Sousa

Enfermeira pela Universidade Federal do Piauí­/UFPI, Picos (PI). Pós graduanda em docência do ensino superior. Docente de Cursos de ní­vel médio-técnico no instituto Invictus – PI e Seduc- PI.

Roseanne de Sousa Nobre

Enfermeira. Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Epidemiologia da Universidade de São Paulo/USP. Docente do Instituto Federal do Alagoas/IFAL, Maceió (AL).

Hiugo Santos do Vale

Enfermeiro. Residente em Saúde da Famí­lia pela Universidade Estadual do Maranhão/UEMA. Caxias (MA), Brasil.

Luisa Helena de Oliveira Lima

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente é Lí­der do Grupo de pesquisa Inovação e Tecnologia no Ensino e no Cuidado na Saúde (ITECS) e pesquisadora do Grupo de Pesquisa Saúde Coletiva e Professora Associada da Universidade Federal do Piauí­. Picos (PI), Brasil.

Publicado

2020-10-21

Como Citar

Kayny da Silva Leão, M. ., de Sousa Franco, M. ., de Barros Sousa, G. ., de Sousa Nobre, R. ., Santos do Vale, H. ., & de Oliveira Lima, L. H. . (2020). Efeitos de intervenção educativa no conhecimento de escolares sobre aleitamento materno. Saúde Coletiva (Barueri), 10(57), 3705–3716. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i57p3705-3716

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos