Efeitos de intervenção educativa no conhecimento de escolares sobre aleitamento materno
DOI:
https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i57p3705-3716Palavras-chave:
Aleitamento Materno, Serviços de Saúde Escolar, Conhecimento, CriançaResumo
Objetivo: Comparar o conhecimento de escolares sobre aleitamento materno, antes e após intervenção educativa. Método: estudo comparativo, transversal, com abordagem quantitativa, realizado no período de março a outubro de 2018 em escolas públicas municipais em um município piauiense com 24 escolares de 7 a 9 anos. Nesse estudo, foi realizado um pré-teste que avaliou o conhecimento de escolares, uma intervenção educativa com uso da história em quadrinhos impressa e jogo educativo. Após intervenção, aplicou-se pós-teste seguindo-se de análise comparativa do conhecimento em relação ao aleitamento materno. Resultados: do total de entrevistados no pré-teste, 12 obtiveram conhecimento insuficiente, 3 obtiveram bom conhecimento e nenhum alcançou o conhecimento ótimo. Após a intervenção educativa, constatou-se que nenhum escolar obteve conhecimento insuficiente e 19 escolares foram classificados com conhecimento bom. Conclusão: Foi possível observar uma melhora nos níveis de conhecimento após a intervenção educativa.