Estratégias educacionais no ensino técnico em enfermagem durante a pandemia por COVID-19

Autores

  • Maria Claudia Teixeira de Macedo Silva

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i64p5748-5757

Palavras-chave:

Ensino, Pandemia, Educação em Enfermagem

Resumo

Durante a pandemia, a obrigatoriedade do distanciamento social, mostrou uma nova forma de ensinar e de se reinventar. Objetivo: Apresentar estratégias de ensino utilizadas por um enfermeiro docente, durante o retorno í s aulas presenciais no perí­odo de pandemia. Métodos: Trata-se de um relato de experiência profissional e pesquisa bibliográfica, a aplicabilidade dos métodos foi desenvolvido em uma Instituição de Ensino Técnico em Enfermagem, no mês de setembro de 2020. Resultados: As atividades realizadas que mais motivaram os discentes foram: storytelling, quiz e passa ou repassa. Quando o professor utiliza ferramentas voltadas para a teoria da andragogia, passa a observar o aluno como sujeito ativo no processo de aprendizagem. Conclusões: O trabalho deve ser coletivo, para se inserir uma pedagogia crí­tica, com um aprendizado dinâmico, fazendo com que o aluno em sua realidade, possa não causar danos em sua assistência prestada ao paciente.

Biografia do Autor

Maria Claudia Teixeira de Macedo Silva

Enfermeira Docente na instituição Cefacs EEP HCFMUSP. Discente no Programa de Pós Graduação Mestrado Acadêmico em Educação – UNICID. Bacharel em Enfermagem. Especialista em Saúde Mental e Psiquiátrica, Especialista em Docência no Ensino Médio, Técnico e Superior na área da Saúde, Especialista em Enfermagem do Trabalho, Especialista em Educação Continuada e Permanente em Saúde.

Publicado

2021-05-10

Como Citar

Teixeira de Macedo Silva, M. C. . (2021). Estratégias educacionais no ensino técnico em enfermagem durante a pandemia por COVID-19. Saúde Coletiva (Barueri), 11(64), 5748–5757. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i64p5748-5757

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos