Estratégias educacionais no ensino técnico em enfermagem durante a pandemia por COVID-19

Autores/as

  • Maria Claudia Teixeira de Macedo Silva

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i64p5748-5757

Palabras clave:

Ensino, Pandemia, Educação em Enfermagem

Resumen

Durante a pandemia, a obrigatoriedade do distanciamento social, mostrou uma nova forma de ensinar e de se reinventar. Objetivo: Apresentar estratégias de ensino utilizadas por um enfermeiro docente, durante o retorno í s aulas presenciais no perí­odo de pandemia. Métodos: Trata-se de um relato de experiência profissional e pesquisa bibliográfica, a aplicabilidade dos métodos foi desenvolvido em uma Instituição de Ensino Técnico em Enfermagem, no mês de setembro de 2020. Resultados: As atividades realizadas que mais motivaram os discentes foram: storytelling, quiz e passa ou repassa. Quando o professor utiliza ferramentas voltadas para a teoria da andragogia, passa a observar o aluno como sujeito ativo no processo de aprendizagem. Conclusões: O trabalho deve ser coletivo, para se inserir uma pedagogia crí­tica, com um aprendizado dinâmico, fazendo com que o aluno em sua realidade, possa não causar danos em sua assistência prestada ao paciente.

Biografía del autor/a

Maria Claudia Teixeira de Macedo Silva

Enfermeira Docente na instituição Cefacs EEP HCFMUSP. Discente no Programa de Pós Graduação Mestrado Acadêmico em Educação – UNICID. Bacharel em Enfermagem. Especialista em Saúde Mental e Psiquiátrica, Especialista em Docência no Ensino Médio, Técnico e Superior na área da Saúde, Especialista em Enfermagem do Trabalho, Especialista em Educação Continuada e Permanente em Saúde.

Publicado

2021-05-10

Cómo citar

Teixeira de Macedo Silva, M. C. . (2021). Estratégias educacionais no ensino técnico em enfermagem durante a pandemia por COVID-19. Saúde Coletiva (Barueri), 11(64), 5748–5757. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i64p5748-5757

Número

Sección

Artigos Cientí­ficos