PERFIL DA MONITORIA ACADÊMICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Autores

Palavras-chave:

Educação Médica, Ensino, Desempenho Acadêmico

Resumo

Objetivo: analisar o programa de monitoria frente ao processo de ensino e aprendizagem de Estatística em Saúde. Método: estudo transversal e descritivo, sobre a disciplina Estatística em Saúde, desenvolvido em IES Pública no Ceará, no mês de dezembro de 2020. Para avaliar as atividades de monitoria, elaborou-se questionário semiestruturado, via Formulário do Google. Os dados coletados foram organizados em quadro sinóptico. A análise dos dados ocorreu mediante síntese das respostas coletadas, no programa Excel, versão 13.0, por meio de frequências absolutas e percentuais. Resultados: 34 discentes participaram, maioria do sexo feminino (61,8%). Acerca dos aspectos positivos: 9 (26,5%) acadêmicos referiram a disponibilidade das monitoras para tirar dúvidas, 7 (20,6%) elencaram a didática utilizada, 6 (17,6%) citaram que os materiais de estudo foram de excelente qualidade e bem elaborados, 4 (11,8%) relataram metodologia e revisão adequadas, 3 (8,8%) indicaram boa organização, auxílio na resolução de exercícios, objetividade, atenção aos monitorados, sincronia com o conteúdo ministrado pelo docente e bom direcionamento. Quanto aos aspectos negativos, 29 (85,3%) dos monitorados não evidenciou qualquer divergência entre as competências esperadas e as atividades executadas pelas monitoras. Discussão: A atuação na monitoria acadêmica oportunizou, nas diversas atividades propostas, troca de experiências e consolidação de conhecimentos entre os envolvidos, configurando-se meio facilitador do processo de ensino e aprendizagem acerca da temática. Salienta-se que a monitoria visa, também, o acompanhamento individualizado, no qual os discentes monitorados podem expressar suas dificuldades e limitações quanto à ementa da disciplina. Nessa perspectiva, cabe aos monitores proporcionar apoio, a fim de sanar eventuais dúvidas. Conclusão: o programa de monitoria acadêmica, implementado na disciplina, foi avaliado de forma positiva, uma vez que proporcionou a integração entre conhecimentos teóricos e práticos, o desenvolvimento de habilidades comunicativas e o protagonismo das monitoras.

Publicado

2023-03-10

Como Citar

Queirós Alves, B. L. ., Leite Reis, I. ., Queirós Alves, A. B. ., Linhares Ferreira Gomes , M. ., Ferreira do Amaral, V., & José Maia Pinto, F. . (2023). PERFIL DA MONITORIA ACADÊMICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. Saúde Coletiva (Barueri), 12(75). Recuperado de https://revistasaudecoletiva.com.br/index.php/saudecoletiva/article/view/2221

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos