Uso de tecnologias educativas no acompanhamento de Pacientes com síndrome metabólica

Autores

  • Ana Flavia Machado de Carvalho Graduação em fisioterapia, Dra. Em engenharia Biomédica. Professora efetiva da Universidade Estadual do Piaui e da faculdade Facid Wyden, Fisioterapeuta concursada do estado lotada do HGV na UTI desde 2006. https://orcid.org/0000-0002-6691-4804
  • Dênaba Luyla Lago Damasceno Nutricionista, pós-graduada em oncologia multiprofissional. Pós-graduanda em nutrição oncológica https://orcid.org/0000-0002-4608-4129
  • Francisco Laurindo da Silva Graduação em Ciências Biológicas . Dr. Em Ciências Biológicas ( microbiologia ) pela Universidade Federal de Minas Gerais, professor adjunto da Universidade estadual do maranhão e da Facid Wyden , membro do programa de pós-graduação de Biodiversidade, em Ambiente e saúde( mestrado ) UEMA- CAXIAS. https://orcid.org/0000-0001-6837-4509
  • Layanna Moreira Freire Nutricionista pós graduada em nutrição clinica e pediatra. https://orcid.org/0000-0001-6931-8832

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2022v12i73p9655-9664

Palavras-chave:

Síndrome Metabólica, Tecnologias;Saúde

Resumo

Objetivo: analisar na literatura o uso de tecnologias educativas em pacientes com síndrome metabólica. Métodos: uma revisão integrativa, a seleção dos artigos foi realizada nas bases de dados do ScIELO, PUBMED e LILACS entre os anos de 2015 à 2020. Encontrados 186 artigos e 09 foram selecionados. Resultados: o uso de Tecnologias educativas em pacientes com Síndrome Metabólica obteve vantagens, tanto no seguimento da população adulta e idosa. Os recursos de Tecnologias Educativas utilizados foram: treinamento de exercícios por telemonitoramento, Programa de controle de peso por aplicativo, cartilha, exergame, e programa de educação nutricional. Conclusão: o uso de Tecnologias Educativas reduz o risco de complicações ocasionadas pela Síndrome metabólica, atinge a melhora da saúde mental, da capacidade para desempenho laboral e impacto positivo no estilo de vida.

Biografia do Autor

Ana Flavia Machado de Carvalho, Graduação em fisioterapia, Dra. Em engenharia Biomédica. Professora efetiva da Universidade Estadual do Piaui e da faculdade Facid Wyden, Fisioterapeuta concursada do estado lotada do HGV na UTI desde 2006.




Dênaba Luyla Lago Damasceno, Nutricionista, pós-graduada em oncologia multiprofissional. Pós-graduanda em nutrição oncológica




Francisco Laurindo da Silva, Graduação em Ciências Biológicas . Dr. Em Ciências Biológicas ( microbiologia ) pela Universidade Federal de Minas Gerais, professor adjunto da Universidade estadual do maranhão e da Facid Wyden , membro do programa de pós-graduação de Biodiversidade, em Ambiente e saúde( mestrado ) UEMA- CAXIAS.




Layanna Moreira Freire, Nutricionista pós graduada em nutrição clinica e pediatra.



Publicado

2022-02-18

Como Citar

Machado de Carvalho, A. F. ., Luyla Lago Damasceno, D. ., Laurindo da Silva, F. ., & Moreira Freire, L. . (2022). Uso de tecnologias educativas no acompanhamento de Pacientes com síndrome metabólica . Saúde Coletiva (Barueri), 12(73), 9655–9664. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2022v12i73p9655-9664

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos