Uso de tecnologias educativas no acompanhamento de Pacientes com síndrome metabólica

Authors

  • Ana Flavia Machado de Carvalho Graduação em fisioterapia, Dra. Em engenharia Biomédica. Professora efetiva da Universidade Estadual do Piaui e da faculdade Facid Wyden, Fisioterapeuta concursada do estado lotada do HGV na UTI desde 2006. https://orcid.org/0000-0002-6691-4804
  • Dênaba Luyla Lago Damasceno Nutricionista, pós-graduada em oncologia multiprofissional. Pós-graduanda em nutrição oncológica https://orcid.org/0000-0002-4608-4129
  • Francisco Laurindo da Silva Graduação em Ciências Biológicas . Dr. Em Ciências Biológicas ( microbiologia ) pela Universidade Federal de Minas Gerais, professor adjunto da Universidade estadual do maranhão e da Facid Wyden , membro do programa de pós-graduação de Biodiversidade, em Ambiente e saúde( mestrado ) UEMA- CAXIAS. https://orcid.org/0000-0001-6837-4509
  • Layanna Moreira Freire Nutricionista pós graduada em nutrição clinica e pediatra. https://orcid.org/0000-0001-6931-8832

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2022v12i73p9655-9664

Keywords:

Síndrome Metabólica, Tecnologias;Saúde

Abstract

Objective: to analyze in the literature the use of educational technologies in patients with metabolic syndrome. Methods: an integrative review, the selection of articles was carried out in the ScIELO, PUBMED and LILACS databases from 2015 to 2020. 186 articles were found and 09 were selected. Results: the use of educational technologies in patients with Metabolic Syndrome had advantages, both in the follow-up of the adult and elderly population. Educational Technology resources used were: exercise training by telemonitoring, Weight control program by application, booklet, exergame, and nutritional education program Conclusion: the use of Educational Technologies reduces the risk of complications caused by metabolic syndrome, achieves improvement in mental health, ability to perform work and positive impact on style of life.

Author Biographies

Ana Flavia Machado de Carvalho, Graduação em fisioterapia, Dra. Em engenharia Biomédica. Professora efetiva da Universidade Estadual do Piaui e da faculdade Facid Wyden, Fisioterapeuta concursada do estado lotada do HGV na UTI desde 2006.




Dênaba Luyla Lago Damasceno, Nutricionista, pós-graduada em oncologia multiprofissional. Pós-graduanda em nutrição oncológica




Francisco Laurindo da Silva, Graduação em Ciências Biológicas . Dr. Em Ciências Biológicas ( microbiologia ) pela Universidade Federal de Minas Gerais, professor adjunto da Universidade estadual do maranhão e da Facid Wyden , membro do programa de pós-graduação de Biodiversidade, em Ambiente e saúde( mestrado ) UEMA- CAXIAS.




Layanna Moreira Freire, Nutricionista pós graduada em nutrição clinica e pediatra.



Published

2022-02-18

How to Cite

Machado de Carvalho, A. F. ., Luyla Lago Damasceno, D. ., Laurindo da Silva, F. ., & Moreira Freire, L. . (2022). Uso de tecnologias educativas no acompanhamento de Pacientes com síndrome metabólica . Saúde Coletiva (Barueri), 12(73), 9655–9664. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2022v12i73p9655-9664

Issue

Section

Artigos Cientí­ficos