Projetos pedagógicos de graduação em enfermagem: Análise do gerenciamento dos resíduos dos serviços de saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2023v13i84p12290-12301

Palavras-chave:

Gestão de Resíduos Sólidos, Ensino Superior, enfermagem

Resumo

Objetivo: O presente trabalho objetivo realizar uma pesquisa documental nos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC’s) de graduação em Enfermagem de algumas Universidades da região do Tocantins, Pará e Maranhão, com ênfase na temática de gerenciamento dos resíduos dos serviços de saúde. Método: Utilizou-se de pesquisa descritiva de caráter documental cujos dados foram obtidos dos sites dos cursos e/ou universidades enquadradas na pesquisa. A amostra total da pesquisa foi de oito instituições que foram identificadas pela codificação (Ensino Superior), enumeradas de 1 a 8. Resultado: Após análise dos PPC’s de cada instituição pode-se notar que o elemento Gerenciamento de Resíduos dos Serviços de Saúde foi identificado nas páginas dos Projetos Pedagógicos de Curso de apenas duas das oito instituições de ensino superior incluídas no estudo. Conclusão: Conclui-se que o enfermeiro tem papel importante no gerenciamento de resíduos dos serviços de saúde, desde o planejamento até a implementação, sendo necessário o conhecimento sobre esta temática.

Biografia do Autor

Catilena Silva Pereira

Universidade de Taubaté

Marcela De Oliveira Feitosa

Universidade Federal do Maranhão

Paulo Fortes Neto

Universidade de Taubaté

Darlene Teixeira Castro

Pós-doutoramento em Redes Sociais na Universidade Federal do Tocantins (UFT) pelo programa de Pós-Graduação em Comunicação e Sociedade, Doutora em Comunicação e Culturas Contemporâneas pela UFBA, Mestrado em Ciência da Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Especialização em Metodologias e Linguagens em EaD pela Universidade Estadual do Tocantins, Especialização em Gestão e Novas Tecnologias pelo Centro Universitário Luterano de Palmas, Graduação em Jornalismo e Letras pelo Centro Universitário Luterano de Palmas. Na Pós-Graduação, atua nas disciplinas de Metodologia Científica e na área da comunicação e tecnologia. Atualmente é Vice-reitora da Universidade Estadual do Tocantins - Unitins e professora titular do Curso de Sistemas de Informação.

Lílian Natalia Ferreira De Lima

Mestre em Ensino de Ciências Ambientais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais na Faculdade de Geociências da Universidade Federal do Pará(UFPA). Especialista em Diversidade de Gênero na Escola pela Universidade Federal do Tocantins(UFT). Graduada em Ciências Naturais-Biologia pela Universidade Estadual do Pará (UEPA). Professora na Universidade Estadual do Tocantins(UNITINS). Revisora da Revista Acervo Saúde. Líder do grupo de pesquisa Doenças infecciosas e Negligenciadas (DIN/UNITINS). Vice-coordenadora do Comitê de ética e pesquisa da Unitins(CEP).

Celso De Souza Catelani

Universidade de Taubaté

Tarcila Cristina Cunha Cavalcante

Secretaria Municipal de Saúde de São Sebastião-TO

Marcos Roberto Furlan

Universidade de Taubaté

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Publicado

2023-02-03

Como Citar

Silva Pereira, C., De Oliveira Feitosa, M., Fortes Neto, P., Teixeira Castro, D., Ferreira De Lima, L. N., De Souza Catelani, C., Cunha Cavalcante, T. C., & Roberto Furlan, M. (2023). Projetos pedagógicos de graduação em enfermagem: Análise do gerenciamento dos resíduos dos serviços de saúde. Saúde Coletiva (Barueri), 13(84), 12290–12301. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2023v13i84p12290-12301

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos