Projetos pedagógicos de graduação em enfermagem: Análise do gerenciamento dos resíduos dos serviços de saúde

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2023v13i84p12290-12301

Palabras clave:

Gestão de Resíduos Sólidos, Ensino Superior, enfermagem

Resumen

Objetivo: O presente trabalho objetivo realizar uma pesquisa documental nos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC’s) de graduação em Enfermagem de algumas Universidades da região do Tocantins, Pará e Maranhão, com ênfase na temática de gerenciamento dos resíduos dos serviços de saúde. Método: Utilizou-se de pesquisa descritiva de caráter documental cujos dados foram obtidos dos sites dos cursos e/ou universidades enquadradas na pesquisa. A amostra total da pesquisa foi de oito instituições que foram identificadas pela codificação (Ensino Superior), enumeradas de 1 a 8. Resultado: Após análise dos PPC’s de cada instituição pode-se notar que o elemento Gerenciamento de Resíduos dos Serviços de Saúde foi identificado nas páginas dos Projetos Pedagógicos de Curso de apenas duas das oito instituições de ensino superior incluídas no estudo. Conclusão: Conclui-se que o enfermeiro tem papel importante no gerenciamento de resíduos dos serviços de saúde, desde o planejamento até a implementação, sendo necessário o conhecimento sobre esta temática.

Biografía del autor/a

Catilena Silva Pereira

Universidade de Taubaté

Marcela De Oliveira Feitosa

Universidade Federal do Maranhão

Paulo Fortes Neto

Universidade de Taubaté

Darlene Teixeira Castro

Pós-doutoramento em Redes Sociais na Universidade Federal do Tocantins (UFT) pelo programa de Pós-Graduação em Comunicação e Sociedade, Doutora em Comunicação e Culturas Contemporâneas pela UFBA, Mestrado em Ciência da Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Especialização em Metodologias e Linguagens em EaD pela Universidade Estadual do Tocantins, Especialização em Gestão e Novas Tecnologias pelo Centro Universitário Luterano de Palmas, Graduação em Jornalismo e Letras pelo Centro Universitário Luterano de Palmas. Na Pós-Graduação, atua nas disciplinas de Metodologia Científica e na área da comunicação e tecnologia. Atualmente é Vice-reitora da Universidade Estadual do Tocantins - Unitins e professora titular do Curso de Sistemas de Informação.

Lílian Natalia Ferreira De Lima

Mestre em Ensino de Ciências Ambientais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais na Faculdade de Geociências da Universidade Federal do Pará(UFPA). Especialista em Diversidade de Gênero na Escola pela Universidade Federal do Tocantins(UFT). Graduada em Ciências Naturais-Biologia pela Universidade Estadual do Pará (UEPA). Professora na Universidade Estadual do Tocantins(UNITINS). Revisora da Revista Acervo Saúde. Líder do grupo de pesquisa Doenças infecciosas e Negligenciadas (DIN/UNITINS). Vice-coordenadora do Comitê de ética e pesquisa da Unitins(CEP).

Celso De Souza Catelani

Universidade de Taubaté

Tarcila Cristina Cunha Cavalcante

Secretaria Municipal de Saúde de São Sebastião-TO

Marcos Roberto Furlan

Universidade de Taubaté

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Publicado

2023-02-03

Cómo citar

Silva Pereira, C., De Oliveira Feitosa, M., Fortes Neto, P., Teixeira Castro, D., Ferreira De Lima, L. N., De Souza Catelani, C., Cunha Cavalcante, T. C., & Roberto Furlan, M. (2023). Projetos pedagógicos de graduação em enfermagem: Análise do gerenciamento dos resíduos dos serviços de saúde. Saúde Coletiva (Barueri), 13(84), 12290–12301. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2023v13i84p12290-12301

Número

Sección

Artigos Cientí­ficos