SER-DOCENTE NA PANDEMIA:

VIVÊNCIA, SOBRECARGA E DESAFIOS DE PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2023v13i88p13135-13150

Palavras-chave:

Trabalho Remoto, Pandemia, COVID-19, Docência

Resumo

Objetivo: Este artigo visa analisar a percepção de docentes do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão em relação ao Ensino Remoto no contexto da pandemia causada pelo vírus SARS-CoV-2. Método: Trata-se de uma pesquisa exploratório-descritiva de natureza qualitativa, cujos 23 participantes responderam a um questionário composto por questões abertas e fechadas. Resultado: As respostas obtidas foram analisadas em dois eixos da experiência Ser-docente, quais sejam: Rotina Diária; Saúde e Estratégias Defensivas. Estresse, medo, ansiedade, angústia, sentimento de inadequação e incapacidade, entre outras sensações, foram frequentes nas respostas, além disso, o isolamento social afetou significativamente os eixos citados. Conclusão: Os resultados apontam que os docentes vivenciaram vários desafios, bem como encontraram barreiras durante o Ensino Remoto no contexto pandêmico em diferentes esferas, a capilaridade do home office conseguiu romper a já escassa separação que havia entre tempo livre e trabalho.

 

Biografia do Autor

Ana Karine Pires Miranda, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão

Mestra em Saúde e Ambiente pela Universidade Federal do Maranhão - Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, Campus Santa Inês.

Izolina Ângela da Silva Borges Lima , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão

Mestra em Saúde Pública e Meio Ambiente- FIOCRUZ. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, Campus São José de Ribamar.

Cleomar Lima Pereira , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão

Mestra em Educação pela Universidade Federal do Maranhão. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, Campus São José de Ribamar.

Ilka Vanessa Meireles Santos , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão

Mestra em Letras pela Universidade Estadual do Maranhão. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - Campus Santa Inês.

Paulo da Cruz Feitosa , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão

Especialista em Gestão em Saúde pela Universidade Estadual do Maranhão. Enfermeiro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, Campus Santa Inês.

Amanda Lopes Nascimento, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão

Acadêmica do curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, Campus Santa Inês.

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Publicado

2023-12-19

Como Citar

Silveira da Silva, L., Pires Miranda, A. K., Borges Lima , I. Ângela da S., Lima Pereira , C., Meireles Santos , I. V., Feitosa , P. da C., & Lopes Nascimento, A. (2023). SER-DOCENTE NA PANDEMIA: : VIVÊNCIA, SOBRECARGA E DESAFIOS DE PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO. Saúde Coletiva (Barueri), 13(88), 13135–13150. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2023v13i88p13135-13150

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos