SINTOMATOLOGIA DEPRESSIVA EM ESTUDANTES DE ENFERMAGEM: REVISÃO INTEGRATIVA
DOI:
https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2023v13i88p13401-12775Palavras-chave:
Saúde Mental, Estudantes de enfermagem, DepressãoResumo
Objetivo: Identificar os principais sinais e sintomas de depressão em estudantes de enfermagem, bem como entender os fatores relacionados. Métodos: Revisão integrativa realizada a partir das bases de dados Pubmed, MEDLINE, BDENF e LILACS, realizada entre agosto e outubro de 2023. Os descritores utilizados foram: Saúde Mental’; ‘Estudantes de Enfermagem’; ‘Saúde do Estudante’; ‘Transtornos Mentais’, extraídos dos DeCS e MeSH. Resultados: Os principais sintomas depressivos entre estudantes de enfermagem de diferentes países, incluindo Japão, México, Brasil, Marrocos, Grécia, Espanha e outros, destacaram-se o estresse, ansiedade, medo, nervosismo, insônia e irritabilidade. Foi evidenciado também que durante a pandemia da Covid-19, outros sintomas associados à depressão foram notados com maior gravidade, como por exemplo, ansiedade grave e medo da morte. Considerações finais: Considerando que durante a graduação os estudantes experimentam sentimentos depressivos é extremamente importante que as instituições de ensino forneçam apoio incluindo acesso a aconselhamento e programas de apoio emocional.
Referências
Gaiotto EMG, Trapé CA, Campos CMS, Fujimori E, Carrer FCA, Nichiata LYI, Cordeiro L, Bortoli MC et al. Resposta a necessidades em saúde mental de estudantes universitários: uma revisão rápida. Rev Saúde Pública. 2021; 55 (114):1-18. DOI: https://doi.org/10.11606/s1518-8787.2021055003363
Brasil. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo da Educação Superior 2022: notas estatísticas. Brasília, DF: Inep, 2023. [cited 2023 nov. 02] Available from: https://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documentos/2022/apresentacao_censo_da_educacao_superior_2022.pdf
Graner KM, Cerqueira ATAR. Revisão integrativa: sofrimento psíquico em estudantes universitários e fatores associados. Cienc Saude Coletiva. 2019; 24(4):1327-46. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-81232018244.09692017
Faro A, Bahiano MA, Nakano TC, Reis C, Silva BFP, Vitti LS. COVID-19 e saúde mental: a emergência do cuidado. Estudos de Psicologia. 2020; 37 (e200074): 1-14. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-0275202037e200074
World Health Organization. (2019). The WHO special initiative for mental health (2019-2023): universal health coverage for mental health. World Health Organization. [cited 2023 nov. 04] Available from: https://iris.who.int/handle/10665/310981
Pereira HP, Pina ACR, Da Silva CVM. Saúde mental e educação: um relato de experiência em promoção de saúde na rede educacional de Vitória da Conquista-BA. Cenas Educacionais, 2021; 4: e12081.
Igue EA, Bariani ICD, Milanesi PVB. Vivência acadêmica e expectativas de universitários ingressantes e concluintes. Psico-USF. 2008; 13(2), 155-164. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-82712008000200003
Bernardelli LV, Pereira C, Brene PRA, Castorini LDDC. A ansiedade no meio universitário e sua relação com as habilidades sociais. Revista da Avaliação da Educação Superior. 2022; 27 (1), 49-67. DOI: https://doi.org/10.1590/s1414-40772022000100004
Souza, QM, Souza RR, Santos SS. Ansiedade e o estudante de enfermagem. [Trabalho de conclusão de curso]. Feira de Santana. Escola de Saúde da Universidade Salvador; 2023.
Auerbach RP, Mortier P, Bruffaerts R, Alonso J, Benjet C, Cuijpers P, Demyttenaere K, Ebert, DD et al. WHO World Mental Health Surveys International College Student Project: Prevalence and distribution of mental disorders. Journal of Abnormal Psychology. 2018; 127 (7), 623–638. DOI: https://doi.org/10.1037/abn0000362
Mcdermott RC, Fruh SM, Williams S, Hauff C, Sittig S, Wrigth T, Riley B, Swanzy D et al. Characteristics of negative and positive mental health among nursing students in the United States. Journal of the American Psychiatric Nurses Association. 2021; 27 (1), 44-53. DOI: https://doi.org/10.1177/1078390319865322
Diaz-Godiño J, Fernández-Henriquez L, Peña-Pastor F, Alfaro-Flores P, Manrique-Borjas G, Mayta-Tovalino F. Lifestyles, depression, anxiety, and stress as risk factors in nursing apprentices: a logistic regression analysis of 1193 students in Lima, Peru. Journal of environmental and public health. 2019; 7 pages. DOI: https://doi.org/10.1155/2019/7395784
Cavalcante RDO, Da Silva JLL, Ramos GFS Saúde mental dos discentes de Enfermagem mediante a pandemia do COVID-19: Revisão integrativa da literatura. Research, Society and Development. 2022; 11 (3), e24211326517 DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v11i3.26517
Mohammadi F , Masoumi Z , Oshvandi K, Khazaei S, Bijan M. Death anxiety, moral courage, and resilience in nursing students who care for COVID-19 patients: a cross-sectional study. BMC nursing. 2022; 21 (150), 1-7. DOI: https://doi.org/10.1186/s12912-022-00931-0
Cobo-Cuenca AI, Fernández-Fernández B, Carmona-Torres JM, Pozuelo-Carrascosa DP, Laredo-Aguilera, JA Romero-Gómez B, Rodríguez-Cañamero S et al. Longitudinal study of the mental health, resilience, and post-traumatic stress of senior nursing students to nursing graduates during the COVID-19 pandemic. International Journal of Environmental Research and Public Health. 2022. 19 (20), 13100. DOI: https://doi.org/10.3390/ijerph192013100
Pinheiro JMG, Macedo ABT, Antoniolli L, Dornelles TM, Tavares JP, Souza SBC de. Quality of life, depressive and minor psychiatrics symptoms in nursing students. Rev Bras Enferm. 2020; 73: e20190134. DOI: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2019-0134
Gundim VA, Encarnação JP, Fontes SKR, Silva AAFreitas, Santos VTC, Souza RC. Transtornos Mentais Comuns e rotina acadêmica na graduação em Enfermagem: impactos da pandemia de COVID-19. Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental. 2022; (27): 21-37. DOI: https://doi.org/10.19131/rpesm.322
Al Maqbali M, Madkhali N, Gleason AM, Dickens GL. Fear, stress, anxiety, depression and insomnia related to COVID-19 among undergraduate nursing students: An international survey. PLoS ONE. 2023 18 (10): e0292470. DOI: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0292470
Manana M, Ntuli ST, Mokwena K, Maaga K. Prevalence and Risk Factors for Anxiety Symptoms among Student Nurses in Gauteng Province of South Africa. Behavioral Sciences. 2023; 13 (8): 630. DOI: https://doi.org/10.3390/bs13080630
Rammouz I, Lahlou L, Salehddine Z, Eloumary O, Laaraj H, Ouhamou M, Mouhadi K, Doufik J et al. Religiosity, stress, and depressive symptoms among nursing and medical students during the middle stage of the COVID-19 pandemic: A cross-sectional study in Morocco. Front. Psychiatry. 2023; 14: 1123356. doi: 10.3389/fpsyt.2023.1123356 DOI: https://doi.org/10.3389/fpsyt.2023.1123356
Dafogianni C, Pappa D, Mangoulia P, Kourti FE, Koutelekos I, Dousis E, et al. Anxiety, Stress and the Resilience of University Students during the First Wave of the COVID-19 Pandemic. Healthcare. 2022; 10 (12): 2573. DOI: https://doi.org/10.3390/healthcare10122573
Ito Y, Kako J, Kajiwara K, Kimura Y, Kakeda T, Hamanishi S, Sasaki S, Yamanaka M. Impact of the COVID-19 pandemic on the mental health of nursing students in Japan: a cross-sectional study. Environmental Health and Preventive Medicine. 2022; 27 (40) 1-9. DOI: https://doi.org/10.1265/ehpm.22-00128