SINTOMATOLOGIA DEPRESSIVA EM ESTUDANTES DE ENFERMAGEM: REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2023v13i88p13401-12775

Palavras-chave:

Saúde Mental, Estudantes de enfermagem, Depressão

Resumo

Objetivo: Identificar os principais sinais e sintomas de depressão em estudantes de enfermagem, bem como entender os fatores relacionados. Métodos: Revisão integrativa realizada a partir das bases de dados Pubmed, MEDLINE, BDENF e LILACS, realizada entre agosto e outubro de 2023. Os descritores utilizados foram: Saúde Mental’; ‘Estudantes de Enfermagem’; ‘Saúde do Estudante’; ‘Transtornos Mentais’, extraídos dos DeCS e MeSH. Resultados: Os principais sintomas depressivos entre estudantes de enfermagem de diferentes países, incluindo Japão, México, Brasil, Marrocos, Grécia, Espanha e outros, destacaram-se o estresse, ansiedade, medo, nervosismo, insônia e irritabilidade. Foi evidenciado também que durante a pandemia da Covid-19, outros sintomas associados à depressão foram notados com maior gravidade, como por exemplo, ansiedade grave e medo da morte. Considerações finais: Considerando que durante a graduação os estudantes experimentam sentimentos depressivos é extremamente importante que as instituições de ensino forneçam apoio incluindo acesso a aconselhamento e programas de apoio emocional.

Referências

Gaiotto EMG, Trapé CA, Campos CMS, Fujimori E, Carrer FCA, Nichiata LYI, Cordeiro L, Bortoli MC et al. Resposta a necessidades em saúde mental de estudantes universitários: uma revisão rápida. Rev Saúde Pública. 2021; 55 (114):1-18. DOI: https://doi.org/10.11606/s1518-8787.2021055003363

Brasil. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo da Educação Superior 2022: notas estatísticas. Brasília, DF: Inep, 2023. [cited 2023 nov. 02] Available from: https://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documentos/2022/apresentacao_censo_da_educacao_superior_2022.pdf

Graner KM, Cerqueira ATAR. Revisão integrativa: sofrimento psíquico em estudantes universitários e fatores associados. Cienc Saude Coletiva. 2019; 24(4):1327-46. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-81232018244.09692017

Faro A, Bahiano MA, Nakano TC, Reis C, Silva BFP, Vitti LS. COVID-19 e saúde mental: a emergência do cuidado. Estudos de Psicologia. 2020; 37 (e200074): 1-14. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-0275202037e200074

World Health Organization. (‎2019)‎. The WHO special initiative for mental health (‎2019-2023)‎: universal health coverage for mental health. World Health Organization. [cited 2023 nov. 04] Available from: https://iris.who.int/handle/10665/310981

Pereira HP, Pina ACR, Da Silva CVM. Saúde mental e educação: um relato de experiência em promoção de saúde na rede educacional de Vitória da Conquista-BA. Cenas Educacionais, 2021; 4: e12081.

Igue EA, Bariani ICD, Milanesi PVB. Vivência acadêmica e expectativas de universitários ingressantes e concluintes. Psico-USF. 2008; 13(2), 155-164. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-82712008000200003

Bernardelli LV, Pereira C, Brene PRA, Castorini LDDC. A ansiedade no meio universitário e sua relação com as habilidades sociais. Revista da Avaliação da Educação Superior. 2022; 27 (1), 49-67. DOI: https://doi.org/10.1590/s1414-40772022000100004

Souza, QM, Souza RR, Santos SS. Ansiedade e o estudante de enfermagem. [Trabalho de conclusão de curso]. Feira de Santana. Escola de Saúde da Universidade Salvador; 2023.

Auerbach RP, Mortier P, Bruffaerts R, Alonso J, Benjet C, Cuijpers P, Demyttenaere K, Ebert, DD et al. WHO World Mental Health Surveys International College Student Project: Prevalence and distribution of mental disorders. Journal of Abnormal Psychology. 2018; 127 (7), 623–638. DOI: https://doi.org/10.1037/abn0000362

Mcdermott RC, Fruh SM, Williams S, Hauff C, Sittig S, Wrigth T, Riley B, Swanzy D et al. Characteristics of negative and positive mental health among nursing students in the United States. Journal of the American Psychiatric Nurses Association. 2021; 27 (1), 44-53. DOI: https://doi.org/10.1177/1078390319865322

Diaz-Godiño J, Fernández-Henriquez L, Peña-Pastor F, Alfaro-Flores P, Manrique-Borjas G, Mayta-Tovalino F. Lifestyles, depression, anxiety, and stress as risk factors in nursing apprentices: a logistic regression analysis of 1193 students in Lima, Peru. Journal of environmental and public health. 2019; 7 pages. DOI: https://doi.org/10.1155/2019/7395784

Cavalcante RDO, Da Silva JLL, Ramos GFS Saúde mental dos discentes de Enfermagem mediante a pandemia do COVID-19: Revisão integrativa da literatura. Research, Society and Development. 2022; 11 (3), e24211326517 DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v11i3.26517

Mohammadi F , Masoumi Z , Oshvandi K, Khazaei S, Bijan M. Death anxiety, moral courage, and resilience in nursing students who care for COVID-19 patients: a cross-sectional study. BMC nursing. 2022; 21 (150), 1-7. DOI: https://doi.org/10.1186/s12912-022-00931-0

Cobo-Cuenca AI, Fernández-Fernández B, Carmona-Torres JM, Pozuelo-Carrascosa DP, Laredo-Aguilera, JA Romero-Gómez B, Rodríguez-Cañamero S et al. Longitudinal study of the mental health, resilience, and post-traumatic stress of senior nursing students to nursing graduates during the COVID-19 pandemic. International Journal of Environmental Research and Public Health. 2022. 19 (20), 13100. DOI: https://doi.org/10.3390/ijerph192013100

Pinheiro JMG, Macedo ABT, Antoniolli L, Dornelles TM, Tavares JP, Souza SBC de. Quality of life, depressive and minor psychiatrics symptoms in nursing students. Rev Bras Enferm. 2020; 73: e20190134. DOI: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2019-0134

Gundim VA, Encarnação JP, Fontes SKR, Silva AAFreitas, Santos VTC, Souza RC. Transtornos Mentais Comuns e rotina acadêmica na graduação em Enfermagem: impactos da pandemia de COVID-19. Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental. 2022; (27): 21-37. DOI: https://doi.org/10.19131/rpesm.322

Al Maqbali M, Madkhali N, Gleason AM, Dickens GL. Fear, stress, anxiety, depression and insomnia related to COVID-19 among undergraduate nursing students: An international survey. PLoS ONE. 2023 18 (10): e0292470. DOI: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0292470

Manana M, Ntuli ST, Mokwena K, Maaga K. Prevalence and Risk Factors for Anxiety Symptoms among Student Nurses in Gauteng Province of South Africa. Behavioral Sciences. 2023; 13 (8): 630. DOI: https://doi.org/10.3390/bs13080630

Rammouz I, Lahlou L, Salehddine Z, Eloumary O, Laaraj H, Ouhamou M, Mouhadi K, Doufik J et al. Religiosity, stress, and depressive symptoms among nursing and medical students during the middle stage of the COVID-19 pandemic: A cross-sectional study in Morocco. Front. Psychiatry. 2023; 14: 1123356. doi: 10.3389/fpsyt.2023.1123356 DOI: https://doi.org/10.3389/fpsyt.2023.1123356

Dafogianni C, Pappa D, Mangoulia P, Kourti FE, Koutelekos I, Dousis E, et al. Anxiety, Stress and the Resilience of University Students during the First Wave of the COVID-19 Pandemic. Healthcare. 2022; 10 (12): 2573. DOI: https://doi.org/10.3390/healthcare10122573

Ito Y, Kako J, Kajiwara K, Kimura Y, Kakeda T, Hamanishi S, Sasaki S, Yamanaka M. Impact of the COVID-19 pandemic on the mental health of nursing students in Japan: a cross-sectional study. Environmental Health and Preventive Medicine. 2022; 27 (40) 1-9. DOI: https://doi.org/10.1265/ehpm.22-00128

Publicado

2024-03-19

Como Citar

Messias Rodrigues, M. V., Gonçalves Maester, L. C., Alves Novais Ramos, K. L., Siqueira da Silva, H., Marinho de Araújo, C., Ferreira Lopes Nogueira, L. E., Machado Evangelista, D., & Coelho do Nascimento, J. C. (2024). SINTOMATOLOGIA DEPRESSIVA EM ESTUDANTES DE ENFERMAGEM: REVISÃO INTEGRATIVA. Saúde Coletiva (Barueri), 13(88), 13401–12775. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2023v13i88p13401-12775

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos