O Brincar de Médico: Relato de Experiência Sobre Um Projeto de Extensão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2025v15i93p14402-14409

Palavras-chave:

educação em saúde, saúde da criança, brincar

Resumo

OBJETIVO: Relatar a experiência das autoras em um projeto de extensão a fim de observar a linguagem das crianças frente a simulação de atos médicos. MÉTODOS: Relato de experiência, envolvendo 224 crianças, entre 3 a 8 anos, matriculadas em três escolas de São José dos Campos. As práticas foram organizadas em forma de gincana, sendo que cada turma era abordada individualmente. Na primeira estação, chamada de “curativos”, foram apresentados seringas e ataduras, permitindo que as crianças manuseassem os aparelhos e compreendessem seu uso. Na segunda estação, “exames”, as crianças  conheceram aparelhos como  estetoscópio, otoscópio e abaixador de língua e realizaram exames umas nas outras.  A última estação, “Raio X”, as crianças puderam entrar dentro de uma estrutura de madeira, que exemplificava uma radiografia simples. CONCLUSÃO: Conclui-se que a amostra apresentou insegurança em relação a todos os procedimentos realizados nas ações, especialmente à oroscopia devido ao receio á náuseas.

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Publicado

2025-02-21

Como Citar

Fazuoli Nissan, B., Fabricatori, R. R., Borba da Fonseca, J. G., & Arthuzo Pinto , F. (2025). O Brincar de Médico: Relato de Experiência Sobre Um Projeto de Extensão. Saúde Coletiva (Barueri), 15(93), 14402–14409. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2025v15i93p14402-14409

Edição

Seção

Relato de Experiência