Fatores Associados ao Letramento Digital na Saúde de Pessoas Idosas: Uma Revisão Integrativa
DOI:
https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2025v15i93p14719-14732Palavras-chave:
Inclusão digital, Letramento em saúde, Pessoas idosas, Gerontologia, EnfermagemResumo
Objetivo: Verificar na literatura científica os fatores associados ao letramento digital em saúde em pessoas idosas. Método: Revisão integrativa realizada entre novembro e dezembro de 2024, nas bases Scopus, Pubmed, Embase, Web of Science e Lilacs. Resultado: A amostra contém 7 artigos publicados entre 2018 e 2022. Os fatores associados ao letramento digital em saúde de idosos foram: sexo, renda familiar, escolaridade, estado civil, ocupação, déficit cognitivo, doenças crônicas, consumo de álcool e apoio social. Nível educacional e rede de apoio favorecem o letramento digital, enquanto déficit cognitivo, doenças crônicas e desigualdades socioeconômicas limitam a inclusão digital. Mulheres idosas, pessoas de baixa renda e com menor escolaridade enfrentam maiores dificuldades no uso de tecnologias. Conclusão: É fundamental promover estratégias de inclusão digital para idosos, independentemente de suas condições sociais, contribuindo para alcançar o terceiro Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas, que visa saúde e bem-estar para todos.
Referências
Oliveira WC, Hessel AMDG, Pesce L. Envelhecimento e inclusão digital: autonomia e empoderamento à luz da pedagogia crítica freireana [Internet]. Rev Prâksis (Novo Hamburgo). 2020;17(3):86–101. Available from: https://doi.org/10.25112/rpr.v3i0.2150
Diniz JL, et al. Digital inclusion and Internet use among older adults in Brazil: a cross-sectional study. Rev Bras Enferm. 2020;73:e20200241. Available from: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2020-0241
Pereira C, Neves R. Os idosos e as TIC – competências de comunicação e qualidade de vida. Rev Kairós Gerontol. 2011;14(1):5-26. doi: 10.23925/2176-901X.2011v14i1p5-26. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/kairos/article/view/7099. Acesso em: 12 nov. 2024.
Maciel BNO, Moreira R. Alfabetização e letramento digital para idosos. Anais Seminário Formação Docente: Intersecção entre Universidade e Escola. 2021;4(4):1-7. Disponível em: https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/7447. Acesso em: 02 nov. 2024.
Gil H. Nativos digitais, migrantes digitais e adultos mais idosos: Pontes para a infoinclusão. Educ Psicol Interfaces. 2019;3(2):163-183. Disponível em: https://doi.org/10.37444/issn-2594-5343.v3i2.152. Acesso em: 01 nov. 2024.
Ogassavara D, Ferreira-Costa J, Silva DF da, Silva-Ferreira T da, Montiel JM. A importância da educação na inclusão e letramento digital em pessoas idosas. Perspect Diálogo: Rev Educ Soc. 2023;10(25):351-361.
Organização Pan-Americana da Saúde. O papel das tecnologias digitais no envelhecimento e na saúde. Washington, DC: OPAS; 2023. Disponível em: https://doi.org/10.37774/9789275726907.
Souza MT, Silva MD, Carvalho R. Revisão integrativa: o que é e como fazer [Internet]. Einstein (São Paulo). 2010;8(1):102-106. Disponível em: https://www.scielo.br/j/eins/a/ZQTBkVJZqcWrTT34cXLjtBx/?lang=pt#. Acesso em: 18 out. 2024.
Aromataris E, Munn Z, editores. Joanna Briggs Institute manual for evidence synthesis [Internet]. JBI; 2020. Disponível em: https://jbi-global-wiki.refined.site/space/MANUAL. Acesso em: 18 out. 2024.
Bramer WM, Milic J, Mast F. Reviewing retrieved references for inclusion in systematic reviews using EndNote. J Med Libr Assoc. 2017;105(1):84-87. doi: https://doi.org/10.5195/jmla.2017.111.
Ouzzani M, Hammady H, Fedorowicz Z, Elmagarmid A. Rayyan-a web and mobile app forsystematic reviews. Syst Rev. 2016; 5(1): 210. DOI: https://doi.org/10.1186/s13643-016-0384-4
Ursi ES, Gavão CM. Prevenção de lesões de pele no perioperatório: revisão integrativa da literatura. Rev Latino-Am Enfermagem. 2006;14(1):124-131. doi: https://doi.org/10.1590/S0104-11692006000100017.
Melnyk BM, Fineout-Overholt E. Evidence-based practice in nursing & healthcare: A guide to best practice. New York: Lippincott Williams & Wilkins; 2011
Critical Appraisal Skills Programm. Critical Appraisal Checklists [Internet]. Oxford: CASP; 2020 [acesso em 10 set. 2020]. Disponível em: https://casp-uk.net/casp-tools-checklists/. Acesso em: 22 out. 2024.
Krug R de R, Xavier AJ, D’Orsi E. Fatores associados à manutenção do uso da internet: estudo longitudinal EpiFloripa Idoso. Rev Saude Publica. 2018;52:01-12. Disponível em: https://doi.org/10.11606/S1518-8787.2018052000151. Acesso em: 16 dez. 2024.
Fox G, Connolly R. Mobile health technology adoption across generations: Narrowing the digital divide. Inf Syst J. 2018;28(6):1-25. Disponível em: https://doi.org/10.1111/isj.12179. Acesso em: 16 dez. 2024.
Lee M, et al. The difference in knowledge and attitudes of using mobile health applications between actual user and non-user among adults aged 50 and older. PLoS ONE. 2020;15(10):e0241350. Disponível em: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0241350. Acesso em: 16 dez. 2024.
Quialheiro A, et al. Can internet use reduce the incidence of cognitive impairment? Analysis of the EpiFloripa Aging Cohort Study (2009–2019). Prev Med. 2021;154:01-07. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.ypmed.2021.106904. Acesso em: 16 dez. 2024.
Duplaga M. The association between Internet use and health related outcomes in older adults and the elderly: a cross sectional study. BMC Med Inform Decis Mak. 2021;21:01-12. Disponível em: https://doi.org/10.1186/s12911-021-01500-2. Acesso em: 16 dez. 2024.
Piculell E, Skär L, Sanmartin JB, Anderberg P, Bohman D. Using a mobile application for health communication to facilitate a sense of coherence: experiences of older persons with cognitive impairment. Int J Environ Res Public Health. 2021;18(21):01-16. Disponível em: https://doi.org/10.3390/ijerph182111332. Acesso em: 16 dez. 2024.
Rój J. What determines the acceptance and use of eHealth by older adults in Poland? Int J Environ Res Public Health. 2022;19(23):01-16. Disponível em: https://doi.org/10.3390/ijerph192315643. Acesso em: 17 dez. 2024.