Aplicabilidade dos círculos de cultura na educação em saúde: uma revisão integrativa de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2025v15i93p14690-14706

Palavras-chave:

Educação em Saúde, Ensino, Integralidade em Saúde, Humanização da Assistência

Resumo

Objetivo: analisar as potencialidades e aplicabilidades dos círculos de cultura de Paulo Freire para as práticas de educação em saúde. Metodologia: trata-se de uma revisão integrativa de literatura conduzida a partir de uma busca na BVS, PubMed, Web of Science e Scopus, a partir dos protocolos PRISMA 2020 e ENTREQ. Resultados e Discussões: a partir da análise dos trabalhos se evidenciou em dois eixos temáticos aspectos como as etapas, a instrumentalização e as potencialidades dessa abordagem para a práxis da educação em saúde sendo possível evidenciar aspectos positivos como o vínculo, a horizontalidade, longitudinalidade, interdisciplinaridade e corresponsabilização promovidos por essas práticas, em razão da abertura ao diálogo e ao protagonismo dos educandos que ocorre nesse processo. Considerações finais: identifica-se a importância dos círculos de cultura na promoção da autonomia, reflexão e consciência crítica aos pacientes diante dos processos educativos.

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Publicado

2025-02-21

Como Citar

Lima, L. G. A., Teles, P. R. F., Aguiar, M. S. da S., Ribeiro, M. S., Miranda, L. E. R. de, Franco, L. P. de O., Silva, F. P. da, & Medeiros, E. S. (2025). Aplicabilidade dos círculos de cultura na educação em saúde: uma revisão integrativa de literatura. Saúde Coletiva (Barueri), 15(93), 14690–14706. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2025v15i93p14690-14706

Edição

Seção

Revisão Integrativa