Aplicabilidade dos círculos de cultura na educação em saúde: uma revisão integrativa de literatura
DOI:
https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2025v15i93p14690-14706Palavras-chave:
Educação em Saúde, Ensino, Integralidade em Saúde, Humanização da AssistênciaResumo
Objetivo: analisar as potencialidades e aplicabilidades dos círculos de cultura de Paulo Freire para as práticas de educação em saúde. Metodologia: trata-se de uma revisão integrativa de literatura conduzida a partir de uma busca na BVS, PubMed, Web of Science e Scopus, a partir dos protocolos PRISMA 2020 e ENTREQ. Resultados e Discussões: a partir da análise dos trabalhos se evidenciou em dois eixos temáticos aspectos como as etapas, a instrumentalização e as potencialidades dessa abordagem para a práxis da educação em saúde sendo possível evidenciar aspectos positivos como o vínculo, a horizontalidade, longitudinalidade, interdisciplinaridade e corresponsabilização promovidos por essas práticas, em razão da abertura ao diálogo e ao protagonismo dos educandos que ocorre nesse processo. Considerações finais: identifica-se a importância dos círculos de cultura na promoção da autonomia, reflexão e consciência crítica aos pacientes diante dos processos educativos.
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