Produtos Educacionais Tecnológicos: Ensino da Vigilância Epidemiológica de Infecção de Sítio Cirúrgico na Graduação em Enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2025v15i94p15095-15106Palavras-chave:
Infecção Hospitalar, Ensino de Enfermagem, Tecnologias EducacionaisResumo
Nos últimos anos, o uso de tecnologias educacionais tem se destacado devido aos seus benefícios comprovados na prática educacional, permitindo que a aprendizagem ocorra a qualquer hora e em qualquer lugar. Esta pesquisa tem como objetivo analisar quais produtos educacionais tecnológicos são utilizados no processo de ensino-aprendizagem na graduação em Enfermagem para o ensino de vigilância epidemiológica de infecção de sítio cirúrgico, foi escolhida a Revisão Integrativa de Literatura (RIL) como método de pesquisa. A pesquisa foi realizada nas seguintes bases de dados científicas: SCIELO (Scientific Eletronic Library Online), Ciências da Saúde como a Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), National Library of Medicine (PubMed). Os descritores foram cruzados dentro de cada base de dados aos operadores booleanos AND e OR, sendo este os descritores: Infecção Hospitalar, Ensino em Enfermagem, Tecnologias Educacionais. Com base nos artigos encontrados, percebe-se que as tecnologias educacionais, de forma geral, têm ganhado espaço e contribuído significativamente para o aprendizado dos estudantes de enfermagem. A adoção de tecnologias educacionais no ensino de enfermagem tem sido amplamente discutida como uma estratégia eficaz para aprimorar o aprendizado dos futuros profissionais. Apesar de a literatura abordar diversos aspectos do uso dessas tecnologias no ensino e na prática clínica, observa-se uma lacuna em estudos que analisem especificamente o impacto dessas ferramentas no ensino da vigilância epidemiológica de infecção de sítio cirúrgico (ISC).
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