Produtos Educacionais Tecnológicos: Ensino da Vigilância Epidemiológica de Infecção de Sítio Cirúrgico na Graduação em Enfermagem

Autores

  • Evila Matias Enfermeira; Faculdade Unida de Campinas (FA - CUNICAMPS). Pós em Hematologia e Hemoterapia de Suporte; Auditoria; Hospitalar; Unyleya. Mestranda em Ensino em saúde na Amazônia; (PPGESA); Universidade do Estado do Pará (UEPA). https://orcid.org/0009-0006-3402-1557
  • Ivete Furtado Ribeiro Caldas Doutorado em Neurociências e Biologia Celular; Universidade Federal do Pará; UFPA; Parauapebas - Pará - Brasil. https://orcid.org/0000-0002-2095-101X
  • Mayara Soares Honório Enfermeira; Faculdade do Bico do Papagaio (FA- BIC). MBA executivo em Gestão da Qualidade em saúde e Acreditação Hospitalar (Faculdade Iguaçu). https://orcid.org/0009-0003-7447-6167
  • Thayrine Martins da Cruz Enfermeira; Faculdade Master de Parauapebas (FAMAP). Pós-Graduação em Auditoria em enfermagem (UNOPAR). https://orcid.org/0009-0009-1294-3536
  • Mariana de Araujo Rocha Enfermeira (UFCG); Mestranda em ensino em saude na Amazonia (PPGESA- UEPA). https://orcid.org/0000-0002-0650-8062
  • Paula Andréa de Oliveira Acadêmica de Enfermagem; Faculdade para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia - FADESA; Parauapebas - Pará - Brasil. https://orcid.org/0009-0003-9447-3000
  • Jaciane de Souza Nascimento (Faculdade de Teologia; Filosofia e Ciências Humanas Gamaliel-FATEFIG) Enfermeira Especialista em Enfermagem do Trabalho e Gestão em Segurança do Trabalho (FACUMINAS) Docência de Ensino Superior e Gestão Hospitalar Clínica (FA- DESA) https://orcid.org/0009-0000-3804-4242
  • Mylena Justino da Silva Brito Enfermeira; Universidade Tocantinense Presidente Antônio Carlos (UNITPAC - TO). Pós em Gestão Hospitalar; Gestão da Qualidade; Auditoria e Segurança do Paciente. (UniVitoria - MG). https://orcid.org/0009-0008-8856-1588

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2025v15i94p15095-15106

Palavras-chave:

Infecção Hospitalar, Ensino de Enfermagem, Tecnologias Educacionais

Resumo

Nos últimos anos, o uso de tecnologias educacionais tem se destacado devido aos seus benefícios comprovados na prática educacional, permitindo que a aprendizagem ocorra a qualquer hora e em qualquer lugar. Esta pesquisa tem como objetivo analisar quais produtos educacionais tecnológicos são utilizados no processo de ensino-aprendizagem na graduação em Enfermagem para o ensino de vigilância epidemiológica de infecção de sítio cirúrgico, foi escolhida a Revisão Integrativa de Literatura (RIL) como método de pesquisa. A pesquisa foi realizada nas seguintes bases de dados científicas: SCIELO (Scientific Eletronic Library Online), Ciências da Saúde como a Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), National Library of Medicine (PubMed). Os descritores foram cruzados dentro de cada base de dados aos operadores booleanos AND e OR, sendo este os descritores: Infecção Hospitalar, Ensino em Enfermagem, Tecnologias Educacionais. Com base nos artigos encontrados, percebe-se que as tecnologias educacionais, de forma geral, têm ganhado espaço e contribuído significativamente para o aprendizado dos estudantes de enfermagem. A adoção de tecnologias educacionais no ensino de enfermagem tem sido amplamente discutida como uma estratégia eficaz para aprimorar o aprendizado dos futuros profissionais. Apesar de a literatura abordar diversos aspectos do uso dessas tecnologias no ensino e na prática clínica, observa-se uma lacuna em estudos que analisem especificamente o impacto dessas ferramentas no ensino da vigilância epidemiológica de infecção de sítio cirúrgico (ISC).

 

Referências

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Publicado

2025-03-21

Como Citar

Matias, E., Caldas, I. F. R., Honório, M. S., Cruz, T. M. da, Araujo Rocha, M. de, Oliveira, P. A. de, Souza Nascimento, J. de, & Silva Brito, M. J. da. (2025). Produtos Educacionais Tecnológicos: Ensino da Vigilância Epidemiológica de Infecção de Sítio Cirúrgico na Graduação em Enfermagem. Saúde Coletiva (Barueri), 15(94), 15095–15106. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2025v15i94p15095-15106

Edição

Seção

Revisão Integrativa