Abordagens para a Educação Inclusiva de Alunos com Transtorno do Espectro Autista no Ensino Infantil e Fundamental no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2025v15i94p14983-15000Palavras-chave:
Autismo infantil, Distúrbios do Neurodesenvolvimento, Educação Inclusiva, Intervenção Educacional Precoce, Transtorno do Espectro AutistaResumo
Objetivo: Investigar políticas e estratégias educacionais para a inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista no Ensino Infantil e Fundamental I no Brasil. Método: Utilizou-se a Revisão Integrativa da Literatura, analisando políticas e abordagens pedagógicas. A pesquisa foi realizada no Google Acadêmico e SciELO, com artigos publicados entre 2020 - 2025, seguindo os critérios do PRISMA 2020. Além das bases de dados, foram consultadas outras fontes, incluindo manuais de diagnóstico, políticas públicas e documentos governamentais. Resultados: Treze artigos selecionados por suas contribuições originais e relevância. Destacou-se a importância do Atendimento Educacional Especializado, da formação docente, das adaptações curriculares, das políticas públicas, das tecnologias assistivas e das estratégias de mediação. Conclusão: A capacitação docente e a implementação de tecnologias assistivas são fundamentais parla a inclusão de alunos com autismo. Compreendendo as dificuldades locais e refletindo sobre práticas pedagógicas e soluções viáveis, busca-se o aprimoramento de políticas educacionais inclusivas.
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