Approaches for Inclusive Education of Students With Autism Spectrum Disorder in Early Childhood and Elementary Education in Brazil
DOI:
https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2025v15i94p14983-15000Keywords:
Childhood Autism, Neurodevelopmental Disorders, Inclusive Education, Early Educational Intervention, Autism Spectrum DisorderAbstract
Objective: To investigate educational policies and strategies for the inclusion of students with Autism Spectrum Disorder in Early Childhood and Primary Education in Brazil. Method: An Integrative Literature Review was conducted, analyzing policies and pedagogical approaches. The research was carried out using Google Scholar and SciELO, focusing on articles published between 2020 and 2025, following PRISMA 2020 criteria. In addition to database searches, other sources were consulted, including diagnostic manuals, public policies, and government documents. Results: Thirteen articles were selected for their original contributions and relevance. The findings highlighted the importance of Specialized Educational Assistance, teacher training, curricular adaptations, public policies, assistive technologies, and mediation strategies. Conclusion: Teacher training and the implementation of assistive technologies are essential for the inclusion of students with autism. By understanding local challenges and reflecting on pedagogical practices and viable solutions, the aim is to enhance inclusive educational policies.
References
American Psychiatric Association. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais - DSM-5-TR (5a ed.; Texto Revisado). Porto Alegre: Artmed; 2023.
Zeidan J, Fombonne E, Scorah J, Ibrahim A, Durkin MS, Saxena S, et al. Global prevalence of autism: A systematic review update. Autism Res. 2022;15(5):778-90. doi:10.1002/aur.2696. DOI: https://doi.org/10.1002/aur.2696
Brasil. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. SEESP/MEC; 2008.
Brasil. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 [Internet]. Brasília, DF: Presidência da República; 1988 [citado em 5 fev. 2025]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm
Pereira CA. Educação especial, inclusiva e o atendimento educacional especializado. 3a ed. Arcos: Instituto Federal de Minas Gerais; 2023. 62 f. Apostila (Pós-graduação em Docência) – Instituto Federal de Minas Gerais; 2023.
Silva JS, Wolter LR, Moraes JCP. Autismo em pauta II: as compreensões de professores da educação infantil sobre o trabalho pedagógico com crianças com transtorno do espectro autista (TEA) nas escolas municipais de educação infantil de Jaguarão. Rev Programa Pós-Graduação Linguagens Saberes Amazônia. 2022;X(3). ISSN 2318-1346. DOI: https://doi.org/10.18542/nra.v10i3.13590
Almeida J. A inclusão de crianças com autismo [Trabalho de Conclusão de Curso]. Morrinhos: Instituto Federal Goiano, Campus Morrinhos; 2024. Disponível em: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4833
Peixoto DEA. Autismo infantil e a inclusão na escola nas primeiras décadas do século XXI [Trabalho de Conclusão de Curso]. Ipameri: Instituto Federal Goiano, Campus Ipameri; 2022. Disponível em: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3095.
Soares RTC. A inclusão de alunos com transtorno do espectro autista (TEA) na educação infantil: formação de professores, políticas públicas e práticas pedagógicas [Dissertação]. Foz do Iguaçu: Universidade Estadual do Oeste do Paraná; 2022. 130 f.
Sociedade Brasileira de Pediatria. Transtorno do Espectro Autista. Manual de Orientação. 2019;(5). Disponível em: https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/Ped._Desenvolvimento_-_21775b-MO_-_Transtorno_do_Espectro_do_Autismo.pdf. Acesso em: 5 out. 2024.
Secretaria da Pessoa com Deficiência. Cartilha do autista. Brasília: Secretaria da Pessoa com Deficiência; 2023. Disponível em: https://www.sepd.df.gov.br/wp-conteudo/uploads/2023/11/cartilha-do-autista.pdf. Acesso em: 5 fev. 2025.
Camargo SPH, Kassar MCM, Almeida MA, Lima ILB, Santos JF. Desafios no processo de escolarização de crianças com autismo no contexto inclusivo: diretrizes para formação continuada na perspectiva dos professores. Educ Rev. 2020;36:e214220. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-4698214220
Mantoan MTE, Ramos ES, Barreto LMS. Atendimento Educacional Especializado (AEE): segundo a Política Nacional de Educação Especial, na perspectiva inclusiva. Fundação FEAC; 2018.
Brito PP. O autismo e a inclusão escolar nos anos iniciais do Ensino Fundamental I [Trabalho de Conclusão de Curso]. Governador Valadares: Faculdade Pitágoras; 2020.
Francês LA, Mesquita AMA. As experiências nos espaços-tempos da escola sob o olhar de uma criança com Transtorno do Espectro do Autismo. Rev Bras Educ. 2021;26:e260026. DOI: https://doi.org/10.1590/s1413-24782021260026
Brasil. Ministério da Educação. Nota Técnica Nº 04 / 2014 / MEC / SECADI / DPEE. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php. Acesso em: 18 out. 2024.
Brasil. Emenda Constitucional n. 59, de 11 de novembro de 2009. Altera o art. 208 da Constituição Federal, para assegurar a educação básica obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 12 nov. 2009. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/Ccivil_03/constituicao/Emendas/Emc/emc59.htm. Acesso em: 5 out. 2024.
Felisbino C, Graff P. Autismo e políticas públicas brasileiras: nomeações, representações e ausências. Cad Pesqui. 2024;54:e10617. DOI: https://doi.org/10.1590/1980531410617
Zanini C. Esse estudante tem um laudo médico ou pedagógico? DIVERSA. 2022 set 12. Disponível em: https://diversa.org.br/artigos/laudo-medico-ou-pedagogico/. Acesso em: 5 out. 2024.
Instituto Inclusão Brasil. Toda criança tem direito a inclusão e não precisa do laudo. 2019 nov 14. Disponível em: https://institutoinclusaobrasil.com.br/toda-crianca-tem-direito-a-inclusao-e-nao-precisa-do-laudo/. Acesso em: 5 out. 2024.
Lizeo LMA. Relação família e escola de alunos com transtorno do espectro autista matriculados no ensino fundamental I [Dissertação]. Araraquara: Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”; 2021.
Benites MC. Políticas educacionais para tecnologia assistiva no processo de inclusão [Dissertação]. Campo Grande: Universidade Católica Dom Bosco; 2023.
Carvalho MF. Estratégias de mediação pedagógica no campo das habilidades motoras com um aluno com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) no contexto de uma escola especial [Dissertação]. Duque de Caxias: Universidade do Estado do Rio de Janeiro; 2020. 145 f.