O acadêmico de enfermagem e o cuidado em pediatria: uma contribuição para o processo de ensino-aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2019v9i49p1494-1499Keywords:
Saúde da Criança, Pediatria, Educação SuperiorAbstract
O objetivo foi descrever a percepção do acadêmico de enfermagem sobre o estágio supervisionado em saúde da criança, discutir a visão do acadêmico sobre o cuidar em pediatria com base no estágio e propor um plano de aula voltado para os discentes. Estudo descritivo de abordagem qualitativa. Sendo realizada numa Universidade privada do Rio de Janeiro, entrevistando 19 acadêmicos de enfermagem que cursavam o estágio supervisionado em saúde da criança. A análise dos dados foi por conteúdo de Bardin. Emergiram 03 categorias: a influência do estágio curricular na percepção do acadêmico sob o cuidar em pediatria; as interações presentes no cuidado da criança na concepção dos acadêmicos e a enfermagem e o cuidar em pediatria. Foi concluído que existe uma carência nas mais variadas áreas temáticas de ensino e prática. Neste contexto, esta investigação pode gerar estratégias de ensino-aprendizagem que aperfeiçoem a formação profissional destes futuros enfermeiros.