O acadêmico de enfermagem e o cuidado em pediatria: uma contribuição para o processo de ensino-aprendizagem

Autores

  • Maria Clara Marques Corrêa Messias
  • Nicole Gonçalves Camilo
  • Luciana da Costa Nogueira Cerqueira
  • Priscila Pradonoff Oliveira
  • Cristiano Bertolossi Marta
  • Giselle Barcellos Oliveira Koeppe

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2019v9i49p1494-1499

Palavras-chave:

Saúde da Criança, Pediatria, Educação Superior

Resumo

O objetivo foi descrever a percepção do acadêmico de enfermagem sobre o estágio supervisionado em saúde da criança, discutir a visão do acadêmico sobre o cuidar em pediatria com base no estágio e propor um plano de aula voltado para os discentes. Estudo descritivo de abordagem qualitativa. Sendo realizada numa Universidade privada do Rio de Janeiro, entrevistando 19 acadêmicos de enfermagem que cursavam o estágio supervisionado em saúde da criança. A análise dos dados foi por conteúdo de Bardin. Emergiram 03 categorias: a influência do estágio curricular na percepção do acadêmico sob o cuidar em pediatria; as interações presentes no cuidado da criança na concepção dos acadêmicos e a enfermagem e o cuidar em pediatria. Foi concluí­do que existe uma carência nas mais variadas áreas temáticas de ensino e prática. Neste contexto, esta investigação pode gerar estratégias de ensino-aprendizagem que aperfeiçoem a formação profissional destes futuros enfermeiros.

Biografia do Autor

Maria Clara Marques Corrêa Messias

Acadêmica de enfermagem da Universidade Veiga de Almeida.

Nicole Gonçalves Camilo

Acadêmica de enfermagem da Universidade Veiga de Almeida.

Luciana da Costa Nogueira Cerqueira

Enfermeira. Mestre em biociência pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Veiga de Almeida.

Priscila Pradonoff Oliveira

Enfermeira. Mestre em psicanálise saúde e sociedade pela Universidade Veiga de Almeida. Professora do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Veiga de Almeida.

Cristiano Bertolossi Marta

Enfermeiro. Pós-Doutor em Enfermagem. Professor Adjunto do Departamento de Fundamentos de Enfermagem da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Coordenador Geral da Pós-Graduação de Enfermagem em Alta Complexidade da Universidade Veiga de Almeida. Diretor de Pesquisa da Universidade Veiga de Almeida. Pesquisador Lí­der do Núcleo de Avaliação de Tecnologias e Economia em Saúde e Segurança do Paciente (NATESSP) da Universidade Veiga de Almeida.

Giselle Barcellos Oliveira Koeppe

Enfermeira, Mestre e Doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery/Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Veiga de Almeida. Orientadora da pesquisa.

Downloads

Publicado

2020-05-11

Como Citar

Messias, M. C. M. C. ., Camilo, N. G. ., Cerqueira, L. da C. N. ., Oliveira, P. P. ., Marta, C. B. ., & Koeppe, G. B. O. . (2020). O acadêmico de enfermagem e o cuidado em pediatria: uma contribuição para o processo de ensino-aprendizagem. Saúde Coletiva (Barueri), 9(49), 1494–1499. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2019v9i49p1494-1499

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos