Português

Authors

Keywords:

Português

Abstract

Objetivo: Identificar as principais dificuldades que levam a não participação do homem no pré-natal e a importância do seu papel no processo gestacional e de planejamento reprodutivo. Método: Foi realizada a revisão integrativa da literatura, com pesquisa em bases de dados SCIELO, LILACS, MEDLINE e BDENF disponí­veis em português e/ou inglês, no perí­odo entre 2016 e 2020. Resultados: A análise das literaturas encontradas evidenciou inúmeros benefí­cios que a inclusão paterna ao pré-natal gera para a saúde do próprio pai, para a gestante e para o bebê, o que resulta em uma otimização dos serviços de saúde, já que seria um incentivo a prevenção da saúde e não só contenção de agravos, podendo ser utilizado como ferramenta de reestruturação de oferta e busca de serviços de saúde. Conclusão: O pré-natal se mostrou como a oportunidade perfeita para se tornar a porta de entrada dos homens aos serviços de saúde, e aos hábitos de prevenção e manutenção da saúde, não apenas contenção de agravos.

Author Biographies

Português Português, Português

Enfermeira graduada pelo Centro Universitário Luterano de Manaus (CEULM/ULBRA).

Português Português, Português

Enfermeiro, Doutor em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (2019), Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Pará (2010), Especialista em Unidade de Terapia Intensiva Adulto pela Universidade Federal do Amazonas (2005), Educação na Saúde pela Universidade de São Paulo (2017). Docente do Curso de Mestrado Profissional do Programa de Pós-graduação em Enfermagem em Saúde Pública (ProEnSP), e dos Cursos de Graduação em Enfermagem, Medicina e Odontologia nas áreas de Atenção Primária í  Saúde e Educação em Saúde.

Português Português, Português

Enfermeiro, Doutorando no Programa de Pós-graduação em Medicina Tropical da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), em convênio com a Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado, Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Especialista em Saúde Pública. Atualmente na área acadêmica é professor assistente da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e do Centro Universitário Luterano de Manaus (CEULM/ULBRA).

Português Português, Português

Enfermeira, Mestre em Ciências pelo Programa de Pós Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP (Minter- FMRP-USP/UEA 2017-2019), Especialista em Enfermagem Obstétrica pela Universidade Estadual do Ceará- UECE (2015). Docente auxiliar da Universidade do Estado do Amazonas.

Português Português, Português

Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (2015- 2019) com perí­odo sanduí­che no Programa de Epidemiologia da Universidade Federal de Pelotas. Mestre em Saúde Pública, subárea Saúde da Criança e da Mulher, pelo Instituto Fernandes Figueira (Fiocruz/RJ) (2007). Docente adjunta da Universidade do Estado do Amazonas.

Português Português, Português

Graduando de Enfermagem pelo Centro Universitário Luterano de Manaus (CEULM/ULBRA).

Published

2023-03-09

How to Cite

Português, D. ., Português, D. ., Português, W., Português, M. ., Português, L. ., & Português, L. L. (2023). Português . Saúde Coletiva (Barueri), 11(69). Retrieved from https://revistasaudecoletiva.com.br/index.php/saudecoletiva/article/view/1693

Issue

Section

Artigos Cientí­ficos