Atitudes dos estudantes de enfermagem diante do paciente alcoolista: revisão integrativa da literatura

Autores/as

  • Samuel Barroso Rodrigues
  • Paula Camargos Pinto
  • Ramaiana Dandara Neves
  • Sara Pinto Barbosa

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i64p5772-5785

Palabras clave:

Alcoolismo, Conhecimento em Saúde, Atitudes, Práticas e Alunos de Enfermagem

Resumen

Trata-se de uma revisão integrativa realizada nas bases de dados internacionais (LILACS, MEDLINE e PubMed) e nacionais (BEDENF) para o perí­odo de cinco anos mediante os seguintes critérios de inclusão: trabalhos publicados na í­ntegra nas lí­nguas português, inglês, espanhol sobre a temática de atitudes dos estudantes de enfermagem mediante paciente alcoolista. Objetivo: identificar evidências disponí­veis na literatura sobre as atitudes dos estudantes de enfermagem diante do paciente alcoolista. Métodos: Utilizou-se o método GRADE para avaliar o ní­vel de evidência. Resultados: 8 artigos foram selecionados no quantitativo final, tendo sido identificadas duas categorias por afinidade de tema. Conclusão: As atitudes dos estudantes se mostraram positivas na maioria dos estudos encontrados. Aponta-se a necessidade de maior exploração da temática já na graduação a fim de se evitar que o enfermeiro, depois de formado, tenha condutas pautadas em estereótipos frente ao usuário.

Biografía del autor/a

Samuel Barroso Rodrigues

Enfermeiro. Doutor em Ciências. Docente do curso de enfermagem da Universidade de Itaúna (UIT), Itaúna, Minas Gerais, Brasil.

Paula Camargos Pinto

Graduanda em enfermagem, Universidade de Itaúna (UIT), Itaúna, MG, Brasil.

Ramaiana Dandara Neves

Graduanda em enfermagem, Universidade de Itaúna (UIT), Itaúna, MG, Brasil.

Sara Pinto Barbosa

Enfermeira. Doutora em Ciências. Universidade de São Paulo.

Publicado

2021-05-10

Cómo citar

Barroso Rodrigues, S. ., Camargos Pinto, P. ., Dandara Neves, R. ., & Pinto Barbosa, S. . (2021). Atitudes dos estudantes de enfermagem diante do paciente alcoolista: revisão integrativa da literatura. Saúde Coletiva (Barueri), 11(64), 5772–5785. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i64p5772-5785

Número

Sección

Artigos Cientí­ficos