Predição de casos de COVID-19 nos municí­pios de santa catarina utilizando redes neurais recorrentes

Autores/as

  • Leonardo Silva Vianna
  • Juliano de Amorim Busana

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i67p6851-6862

Palabras clave:

Inteligência Artificial, Aprendizado de Máquina, Infecções por Coronavirus, Vigilância em Saúde Pública, Epidemiologia

Resumen

Objetivo: objetiva-se avaliar a predição da incidência diária de COVID-19 nos municí­pios de Santa Catarina, através de um algoritmo de aprendizagem de máquina, em um horizonte de tempo de 14 dias. Método: uma rede neural recorrente foi utilizada para modelar um problema de regressão com propósito preditivo, através de um estudo epidemiológico longitudinal retrospectivo da incidência de COVID-19 nos municí­pios analisados. Resultados: o modelo de dados obtido através do algoritmo de aprendizagem de máquina apresentou um RMSE de 20,74, menor do que a linha de base estabelecida através de um modelo de persistência. Conclusão: com o resultado alcançado pelo modelo de dados, conclui-se que emprego de ferramentas de Inteligência Artificial permite a obtenção de um importante instrumento para o enfrentamento da pandemia de COVID-19, proporcionando um aperfeiçoamento no gerenciamento de recursos de saúde, que precisam ser adequadamente alocados para uma resposta sanitária adequada ao avanço da doença.

Biografía del autor/a

Leonardo Silva Vianna

Odontólogo. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Informática em Saúde da Universidade Federal de Santa Catarina – PEN/UFSC. Professor do Departamento de Odontologia do Centro Universitário Avantis – UNIAVAN. Balneário Camboriú (SC).

Juliano de Amorim Busana

Enfermeiro. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina – PEN/UFSC. Professor do Departamento de Enfermagem do Centro Universitário Avantis – UNIAVAN. Balneário Camboriú (SC).

Publicado

2021-08-02

Cómo citar

Silva Vianna, L. ., & de Amorim Busana, J. (2021). Predição de casos de COVID-19 nos municí­pios de santa catarina utilizando redes neurais recorrentes. Saúde Coletiva (Barueri), 11(67), 6851–6862. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i67p6851-6862

Número

Sección

Artigos Cientí­ficos