Predição de casos de COVID-19 nos municí­pios de santa catarina utilizando redes neurais recorrentes

Autores

  • Leonardo Silva Vianna
  • Juliano de Amorim Busana

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i67p6851-6862

Palavras-chave:

Inteligência Artificial, Aprendizado de Máquina, Infecções por Coronavirus, Vigilância em Saúde Pública, Epidemiologia

Resumo

Objetivo: objetiva-se avaliar a predição da incidência diária de COVID-19 nos municí­pios de Santa Catarina, através de um algoritmo de aprendizagem de máquina, em um horizonte de tempo de 14 dias. Método: uma rede neural recorrente foi utilizada para modelar um problema de regressão com propósito preditivo, através de um estudo epidemiológico longitudinal retrospectivo da incidência de COVID-19 nos municí­pios analisados. Resultados: o modelo de dados obtido através do algoritmo de aprendizagem de máquina apresentou um RMSE de 20,74, menor do que a linha de base estabelecida através de um modelo de persistência. Conclusão: com o resultado alcançado pelo modelo de dados, conclui-se que emprego de ferramentas de Inteligência Artificial permite a obtenção de um importante instrumento para o enfrentamento da pandemia de COVID-19, proporcionando um aperfeiçoamento no gerenciamento de recursos de saúde, que precisam ser adequadamente alocados para uma resposta sanitária adequada ao avanço da doença.

Biografia do Autor

Leonardo Silva Vianna

Odontólogo. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Informática em Saúde da Universidade Federal de Santa Catarina – PEN/UFSC. Professor do Departamento de Odontologia do Centro Universitário Avantis – UNIAVAN. Balneário Camboriú (SC).

Juliano de Amorim Busana

Enfermeiro. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina – PEN/UFSC. Professor do Departamento de Enfermagem do Centro Universitário Avantis – UNIAVAN. Balneário Camboriú (SC).

Publicado

2021-08-02

Como Citar

Silva Vianna, L. ., & de Amorim Busana, J. (2021). Predição de casos de COVID-19 nos municí­pios de santa catarina utilizando redes neurais recorrentes. Saúde Coletiva (Barueri), 11(67), 6851–6862. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i67p6851-6862

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos