Estudo de caso: ação do ácido hialurônico e ativos naturais na cicatrização de feridas – Pharmacure®

Autores/as

  • Ana Karine Rocha de Pádua

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i55p3013-3022

Palabras clave:

Cicatrização, Medicamentos fitoterápicos, Plantas medicinais, Erisipela

Resumen

Estudos demonstram efeitos promissores dos fitoterápicos para o tratamento de feridas de diversas etiologias. OBJETIVOS: Avaliar a eficácia e benefí­cios do uso de Pharmacure®, contendo ativos naturais e fitoterápicos no tratamento da Erisipela. MÉTODOS: Realizou-se um estudo de caso de uma mulher de 57 anos que apresentava uma lesão extensa decorrente de Erisipela. Realizou-se observações, medições e registros fotográficos semanalmente. Os curativos eram realizados diariamente com limpeza e aplicação da loção Pharmacure®. RESULTADOS: Após 35 dias observou-se reparação cutânea da lesão, evolução cicatricial mais rápida e positiva, aproximações das bordas e melhor alinhamento das mesmas. A lesão cicatrizou completamente em 122 dias. DISCUSSíO: Os fitoterápicos constituintes da loção associados ao ácido hialurônico são evidenciados na literatura dado seu potencial antimicrobianos, anti-inflamatórios e cicatrizante. Destaca-se as intervenções do enfermeiro para o sucesso do tratamento de feridas. CONCLUSíO: O Pharmacure® apresentou-se como cobertura promissora na reparação tecidual de pacientes com Erisipela.

Biografía del autor/a

Ana Karine Rocha de Pádua

Bacharel em Enfermagem – Faculdade Estácio de Sá (FESBH). Pós-Graduação Terapia Intensiva Adulto (UNA). Pós-Graduação Terapia Intensiva Neo e Pediatria – Santa Casa. Pós- Graduação Tratamento de Feridas Avançado - Faculdade Ciências Médicas Belo Horizonte- MG.

Publicado

2020-09-03

Cómo citar

Rocha de Pádua, A. K. . (2020). Estudo de caso: ação do ácido hialurônico e ativos naturais na cicatrização de feridas – Pharmacure®. Saúde Coletiva (Barueri), 10(55), 3013–3022. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i55p3013-3022

Número

Sección

Artigos Cientí­ficos