Contribuições da religiosidade no enfrentamento da síndrome de burnout em profissionais de educação física
DOI:
https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i59p4388-4397Palavras-chave:
Educação Física, Síndrome de Burnout, Transtornos MentaisResumo
Objetivo: Descrever as possíveis contribuições da religiosidade no enfrentamento da Síndrome de Burnout (SB) em profissionais de Educação Física. Método: Foi realizada uma revisão bibliográfica nas seguintes bases de dados: CAPES e SciELO, com publicações no período de 2010 a 2020. Utilizados como critérios de inclusão: Educação Física; Síndrome de Burnout; Transtornos Mentais e critérios de exclusão: artigos que abordavam outros temas; duplicados nas duas bases de dados; não atendiam o recorte temporal; publicados em outros idiomas. Resultados: A Síndrome de Burnout (SB) possui uma grande incidência de diagnósticos realizados na atualidade, segundo a literatura científica, devido í sobrecarga exigida dos profissionais da área de Educação Física. Conclusão: O envolvimento religioso apresenta resultado positivo ante a saúde mental, de modo que os futuros profissionais devem saber lidar com todas as exigências e responsabilidades da profissão, assim como saber equilibrar tais funções dentro da área de atuação do educador.