Folder informativo sobre COVID-19 uma estratégia para educação em saúde: revisão de literatura

Autores

  • Adriana Pereira da Silva Grilo
  • Harriet Bárbara Maruxo
  • Marceli Vituri Marques
  • Mariana Avendanha Victoriano
  • Walter Maciel Júnior

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i64p5728-5747

Palavras-chave:

Educação em saúde, Prevenção, Promoção em saúde e Corona ví­rus

Resumo

A pandemia COVID-19, tornou-se um grave problema de saúde pública, e dentre as medidas sanitárias propostas estão as de disseminação de conhecimentos para prevenção da doença. Folder é uma estratégia e uma metodologia de ensino, que pode ser utilizado por enfermeiros para ensinar, conscientizar e transformar comportamentos da população. Trata-se de uma revisão integrativa e bibliográfica da literatura, com uso da estratégia PICO, com objetivo de identificar e descrever as principais caracterí­sticas para se criar um folder sobre o Covid 19, para o processo de educação. A utilização de folders informativos pelos enfermeiros é de grande auxí­lio no processo de educação em saúde, fornece melhor compreensão e esclarecimento do assunto, e deve conter informações claras, concisas e de fontes confiáveis a respeito da doença, sendo planejado e criado de acordo com as caracterí­sticas do público que será atingido.

Biografia do Autor

Adriana Pereira da Silva Grilo

Professora do Curso de Enfermagem (UNICID), Mestre em Ciências pela Universidade Universo Veritas (UNIVERITAS – UNG), Doutoranda pela Universidade Universo Veritas (UNIVERITAS – UNG), Especialista em Docência para Ensino Superior, Graduada em Enfermagem pela Universidade Brasil.

Harriet Bárbara Maruxo

Enfermeira. Docente em enfermagem pela Universidade Cidade de São Paulo (UNICID). Mestre em ciências da saúde pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP).

Marceli Vituri Marques

Mestre em educação pela Universidade Cidade de São Paulo (UNICID- SP), Especialista em docência, administração hospitalar e ferramentas virtuais, graduada em Enfermagem pelo Centro Universitário São Camilo e docente a graduação na UNICID e pós graduação em cursos no PERU.

Mariana Avendanha Victoriano

Enfermeira, Professora e Diretora Pedagógica. Mestre em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da UFMG na linha "Cuidar em Saúde e em Enfermagem". Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Enfermagem Baseada em Evidências – NEPEBE. Pós - Graduanda em "Gestão Escolar Integradora (administração, orientação, inspeção e supervisão)".

Walter Maciel Júnior

Especialista em oncologia pelo instituto de Ensino e Pesquisa do hospital Israelita Albert Einstein (Einstein-SP), graduado em Enfermagem pela Universidade FUMEC (FUMEC- BH), graduado em publicidade e propaganda pela Universidade FUMEC (FUMEC- BH) docente.

Publicado

2021-05-10

Como Citar

Pereira da Silva Grilo, A. ., Maruxo, H. B. ., Vituri Marques, M. ., Avendanha Victoriano, M. ., & Maciel Júnior, W. . (2021). Folder informativo sobre COVID-19 uma estratégia para educação em saúde: revisão de literatura. Saúde Coletiva (Barueri), 11(64), 5728–5747. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i64p5728-5747

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos