Orientações educativas de enfermagem na alta hospitalar de paciente neurosequelado: relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i65p6036-6043Palavras-chave:
Alta do paciente, Educação em Saúde, Enfermagem Primária, Acidente Vascular CerebralResumo
Objetivo: Descrever a experiência com as orientações educativas de alta hospitalar sob a perspectiva de uma enfermeira inserida no modelo Primary Nursing. Método: Relato desenvolvido a partir da vivência profissional em uma clínica médica de unidade hospitalar em São Luís, Maranhão, de janeiro a dezembro de 2020. As orientações educativas de enfermagem ocorriam através de treinamentos com os cuidadores e familiares dos pacientes, previamente í alta. Resultados: As informações eram repassadas de forma dialogada, priorizando o familiar e/ou cuidador que seria mais presente no domicílio, enfatizando orientações educativas de enfermagem relacionadas aos cuidados gerais com a pele, cuidados com a traqueostomia, gastrostomia ou jejunostomia, administração de dieta enteral e de medicamentos. Conclusão: O planejamento das orientações educativas na alta hospitalar são atribuições importantes do enfermeiro primário, promovendo a continuidade do cuidado e segurança por parte dos cuidadores em realizar assistência aos pacientes neurosequelados no ambiente domiciliar.