Fenótipo de cintura hipertrigliceridêmica e lesão renal em pacientes hipertensos

Autores

  • Thaynara Helena Ribeiro e Silva Medeiros
  • Sally Cristina Moutinho Monteiro
  • José de Ribamar Medeiros Lima Júnior
  • Adriana Karina Beckman Ferreira Alves
  • Thaynara Nascimento da Silva Sampaio
  • Brenda Emmylly Marinho Teles

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i66p6611-6632

Palavras-chave:

Cintura hipertrigliceridêmica, Insuficiência Renal Crônica, Obesidade abdominal, Hipertensão

Resumo

Objetivo: Verificar a associação entre o fenótipo de cintura hipertrigliceridêmica (FCH) e a estimativa da taxa de filtração glomerular (eTFG) em pacientes hipertensos. Método: Tratou-se de um estudo transversal e retrospectivo, composto por 146 prontuários de hipertensos consultados entre os anos de 2013 a 2017 no Centro de Prevenção de Doenças Renais HUUFMA. Considerou-se dados sociodemográficos, condições clí­nicas e exames laboratoriais, estes foram analisados pelo programa estatí­stico SPSS 21.0®. Resultados: O FCH esteve presente em 84,2% (n=123) da amostra e 65% (n=, desta, eram mulheres. A eRFG apresentou média de 69,3 ± 23,9 mL / min em 1,73 m² no grupo com FCH e média de 91,4 ± 42,6 mL / min em 1,73 m² no grupo sem FCH, com associação significativa (p <0,05). Conclusões: A presença do FHC associou-se í  diminuição da eTFG, ao aumento dos exames laboratoriais, medidas antropométricas e í­ndices antropométricos.

Biografia do Autor

Thaynara Helena Ribeiro e Silva Medeiros

Mestre em Saúde do Adulto e da Criança PPGSAC- UFMA. Especialista em Nutrição Clí­nica- UNESA. Especialista em Nutrição Esportiva- UNESA. Graduação em Nutrição- Universidade Federal do Maranhão.

Sally Cristina Moutinho Monteiro

Farmacêutica-Bioquí­mica. Mestrado (2001) e Doutorado (2005) em Biociências e Biotecnologia Aplicada a Farmácia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Especialista em Farmácia Clí­nica pela Associação dos Farmacêuticos de Ribeirão Preto/SP (2010). Professora Associada do Departamento de Farmácia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Professora do Programa de Pós-Graduação em Saúde do Adulto (PPGSAD) da UFMA, Pesquisadora do Banco de Tumor e DNA do Maranhão (BTMA) - UFMA e Membro do PET-IP UFMA, São Luí­s.

José de Ribamar Medeiros Lima Júnior

Mestre em Enfermagem (Programa de Pós- graduação em Enfermagem- UFMA). Especialista em UTI Pediátrica – Faculdade Cidade Verde. Graduação em Enfermagem- Universidade Federal do Maranhão.

Adriana Karina Beckman Ferreira Alves

Graduação em Nutrição- Faculdade Santa Terezinha (CEST). Especialista em Terapia Nutricional Enteral e Parenteral -GANEP.

Thaynara Nascimento da Silva Sampaio

Graduação em Nutrição- Faculdade Estácio de Sá de São Luí­s.

Brenda Emmylly Marinho Teles

Graduação em Nutrição- Faculdade Estácio de Sá de São Luí­s.

Publicado

2021-07-02

Como Citar

Ribeiro e Silva Medeiros, T. H. ., Moutinho Monteiro, S. C. ., de Ribamar Medeiros Lima Júnior, J. ., Beckman Ferreira Alves, A. K. ., Nascimento da Silva Sampaio , T. ., & Marinho Teles , B. E. . (2021). Fenótipo de cintura hipertrigliceridêmica e lesão renal em pacientes hipertensos . Saúde Coletiva (Barueri), 11(66), 6611–6632. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i66p6611-6632

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos