Organização do atendimento em saúde durante pandemia do coronavírus: o reflexo do trabalho colaborativo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i68p7661-7670

Palavras-chave:

Infecções por Coronavirus, Atenção Primária à Saúde, Planejamento em saúde, Práticas interdisciplinares

Resumo

Apesar das mudanças trazidas pela COVID-19, a atenção primária à saúde precisa assegurar o acesso e cobertura do território de forma integral e universal. Objetivo: Relatar a experiência de uma residente em saúde da família acerca da reorganização do fluxo de atendimento em uma unidade de saúde da família durante a pandemia do Coronavírus. Método: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, acerca da vivência de uma residente inserida na estratégia de saúde da família da unidade José Adelino da Silva, no município de Porto Velho, Rondônia. Resultados: O fluxo de cuidado foi estruturado visando reduzir aglomerações e manter o acesso e resolutividade. Organizou-se as demandas espontâneas, programadas e procedimentos da carteira de serviço da USF. Conclusão: A reorganização dos fluxos de atendimento evidenciou a potencialidade do trabalho colaborativo. Foi possível implantar o acolhimento, escuta qualificada, agenda programada e não foram observados aglomerações e filas.

Publicado

2021-10-13

Como Citar

Vasconcellos Bragado, M. J. ., da Silva Guimarães Rocha, K. ., dos Prazeres de Oliveira, T. ., Soares Vergotti, B. ., Oliveira Vieira, D. ., & Alves Moreira, K. F. . (2021). Organização do atendimento em saúde durante pandemia do coronavírus: o reflexo do trabalho colaborativo. Saúde Coletiva (Barueri), 11(68), 7661–7670. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i68p7661-7670

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos