Resiliência discente: modificações do método de ensino frente ao covid-19

Autores

  • DANIEL VALQUES LORENCETE
  • LUCAS SONODA BUZZO
  • GUSTAVO ROCHA CAVALINI
  • BRUNO HIDEKI OGATHA
  • WILLIAM TIAGO DE OLIVEIRA
  • PATRÍCIA BOSSOLANI CHARLO

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i69p8271-8285

Palavras-chave:

Educação superior, Aprendizagem online, Infecções por coronavírus

Resumo

Objetivo: Compreender a percepção dos estudantes de medicina mediante as adaptações do método de ensino decorrente da pandemia do covid 19. Método: Trata-se de uma pesquisa de caráter exploratório, descritivo com abordagem qualitativa. Desenvolvido em uma Instituição de Ensino Superior privada, localizada no noroeste do Paraná, que possui o curso de medicina e adaptou-se às exigências do Ministério da Saúde e Educação para a elaboração das aulas remotas. Resultados: A pesquisa teve 120 participantes, com idades variando de 18 e 39 anos, sendo 84 do sexo feminino e 36 do masculino. Conforme as respostas dos discentes, foi possível constatar quatro categorias: Identificando as principais adaptações dos discentes; Observação dos discentes em relação ao ensino remoto; Avaliando os impactos na formação acadêmica-profissional; Reconhecendo os pontos positivos do ensino remoto emergencial. Conclusão: Conclui-se que o aprendizado sofreu alteração, porém houve outros avanços como a utilização de novas tecnologias para continuidade do ensino.

Biografia do Autor

DANIEL VALQUES LORENCETE

Acadêmico do Curso de Medicina, Campus Unicesumar Maringá. Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC/ICETI-Unicesumar. ORCID: 0000-0002-4650-6889

LUCAS SONODA BUZZO

Acadêmico do Curso de Medicina, Campus Unicesumar Maringá. luckbuzzo@hotmail.com ORCID: 0000-0002-9270-0914

GUSTAVO ROCHA CAVALINI

Acadêmico do Curso de Medicina, Campus Unicesumar Maringá. Bolsista do Programa institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC/ICETI-Unicesumar ORCID: 0000-0003-2071-2569

BRUNO HIDEKI OGATHA

Acadêmico do Curso de Medicina, Campus Unicesumar Maringá. Bolsista do Programa institucional de bolsas de iniciação Científica PIBIC/ICETI-Unicesumar ORCID: 0000-0002-8853-4124

WILLIAM TIAGO DE OLIVEIRA

Coorientador, Mestre, Docente do Curso de Enfermagem e Medicina, UNICESUMAR, Maringá (PR). ORCID: 0000-0002-5949-7096

PATRÍCIA BOSSOLANI CHARLO

Orientadora, Doutoranda, Docente do Curso de Enfermagem e Medicina, UNICESUMAR, Maringá (PR). ORCID: 0000-0002-8262-2086

Referências

Johns Hopkins University Medicine. COVID-19 Dashboard by the Center for Systems Science and Engineering (CSSE) at Johns Hopkins University (JHU); 2020. Available from: https:#'coronavirus.jhu.edu/map.html. 2. Khatib, ASE, Chizzotti A. Aulas por videoconferência: Uma solução para o distanciamento social provocado pela COVID-19 ou um grande problema? Revista EDaPECI São Cristóvão (SE). 2020 set./dez.; 20(3): 26-45. Disponível em: Vista do Aulas por videoconferência: uma solução para o distanciamento social provocado pela Covid-19 ou um grande problema? (ufs.br). 3. Hodges, C; Trust, T; Moore, S; Bond, A; Lockee, B. Diferenças entre o aprendizado online e o ensino remoto de emergência. Revista da Escola, Professor, Educação e Tecnologia, 2020; 2: 1-12. Disponível em: https:#'escribo.com/revista/index.php/escola/article/view/17 /16. 4. Silva, O. D. L. A Estatística e o Ensino Superior em regime não presencial no período da pandemia por Covid-19. Correio dos Açores, p. 17-17, 2020. Disponível em: https:#'repositorio.uac. pt/handle/10400.3/5526. 5. Lawson, T., Comber, C., Gage, J. & Cullum-Hanshaw, A. (2010). lmages of the Future for Education? Videoconferencing: A Literature Review. Technology, Pedagogy and Education, October 2010; 19(3): 295-314. Available from whttps:#'ww.learntechlib. org/p/69674/. 6. Joye C. R.; Moreira, M. M.; Rocha, S. S. D. Educação a Distância ou Atividade Educacional Remota Emergencial: em busca do elo perdido da educação escolar em tempos de COVID-19. Research, Society and Development, 2020; 9(7): e521974299-e521974299. Disponível em: https:#'rsdjournal. org/index.php/rsd/article/view/4299. 7. Torres A. C. M.; Alves, L. R. G.; Costa, A. C. N. Educação e Saúde: reflexões sobre o contexto universitário em tempos de COVID-19. 2020. Disponível em: https:#'doi.org/10.1590/SciELOPreprints.640. 8. Jesus GJ; Oliveira, LB; (aliaria, JS; Queiroz, AAFL; Gir, E; Reis, RK. Difficulties of living with HIV/Aids: obstacles to quality of life. Acta Paul Enfermagem, 2017; 30 (3): 301- 7. Disponível em: https:#'doi.org/10.1590/1982-0194201700046. 9. Gomes, VTS; Rodrigues, RO; Gomes, RNS; Gomes, MS; Viana, LVM; Silva, FP. A Pandemia da Covid-19: repercussões do ensino remoto na formação médica. Revista Brasileira de Educação Médica, 2020; 44 (4): 1-2. Disponível em: https:#'doi. org/10.1590/1981-5271 v44.4-20200258. 1 O. Mélo CB, Farias GD, Moisés L de S, Beserra LRM, Piagge CSLD. Remate education in Brazilian federal universities: challenges and adaptations of education during the COVID-19 pandemic. RSD [Internet]. 2020 Nov.19; 9(11): e4049119866. Available from: https:#'rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/9866. 11.Brooks, SK, Webster Rk, Smith LE, Woodland L, Wessely S, Greenberg N, et ai. The psychological impact of quarantine and how to reduce it: rapid review of the evidence. The Lancet, 2020/14 March; 395:912-920. Available from: The psychological impact of quarantine and how to reduce it: rapid review of the evidence (thelancet.com). 12. Gusso, HL; Archer, AB; Luiz, FB; Sahão, FT; Luca, GG, Henklain, MHO; et ai. Ensino Superior em tempos de pandemia: diretrizes à gestão universitária. Educ. Soe., 2020; 41: 1-27. Disponível em: https:#'doi.org/10.1590/es.238957. 13. Hartmann, M.; Boff, T. Aulas a distância aumentam fosso entre escolas públicas e particulares. GAÚCHAZH, Porto Alegre, 2020/17 maio. Disponível em: Aulas a distância aumentam fosso entre escolas públicas e particulares I GZH (clicrbs.com.br). 14. Sunde, RM; Júlio OA; Nhaguaga MAF. O ensino remoto em tempos da pandemia da covid-19: desafios e perspectivas. Revista Epistemologia e Práxis Educativa, Teresina, Piauí. 2020 set./dez, 3(3). Disponível em: o ensino remoto em tempos da pandemia da covid-19: desafios e perspectivas I sunde I epistemologia e práxis educativa - epeduc (ufpi.br). 15. Borba RC do N, Teixeira PP, Fernandes K de OB, Bertagna M, Valença CR, Souza LHP de. Percepções docentes e práticas de ensino de ciências e biologia na pandemia : uma investigação da Regional 2 da SBEnBio. REnBio [Internet]. 7 º de julho de 2020; 13(1 ):153-71. Disponível em: https:#'sbenbio.journals.com.br/ index.php/sbenbio/article/view/337. 16. Hall G, Laddu DR, Phillips SA, Lavie CJ, Arena R. A tale of two pandemics: How will COVID-19 and global trends in physical inactivity and sedentary behavior affect one another? Prog Cardiovasc Ois. 2021 Jan-Feb;64:108-110. 17. Bezerra KP, Costa KF de L, Oliveira LC de, Fernandes ACL, Carvalho FPB de, Nelson ICA de SR. Remate teaching in state public universities: the future that is present. RSD [Internet]. 2020Aug.21 [cited 2021Jul.5];9(9):e359997226. Available from: https:#'rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/7226. 18. Silva EGJ, Eulália MC, Souto RQ, Santos KL, Melo RLP, Lacerda AR. A capacidade de resiliência e suporte social em idosos urbanos. Ciênc. saúde coletiva, 2019; 24(1): 7-16. https:#'doi. org/10.1590/1413-81232018241.32722016.

Publicado

2021-10-01

Como Citar

LORENCETE, D. V. ., BUZZO, L. S. ., CAVALINI, G. R. ., OGATHA, B. H. ., OLIVEIRA, W. T. D. ., & CHARLO , P. B. . (2021). Resiliência discente: modificações do método de ensino frente ao covid-19 . Saúde Coletiva (Barueri), 11(69), 8271–8285. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i69p8271-8285

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos