Percepção dos enfermeiros nefrologistas acerca do processo de ensino aprendizagem em unidades de hemodiálise
DOI:
https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i69p8371-8392Palavras-chave:
Tecnologia Educacional, Hemodiálise, Enfermagem em Nefrologia, Diagnóstico da Situação de SaúdeResumo
Objetivo: Verificar a percepção do processo de ensino aprendizagem em unidades de hemodiálise dos enfermeiros nefrologistas de todas as regiões brasileiras através de um diagnóstico situacional. Método: A pesquisa foi realizada através da ferramenta de formulários do Google drive, no período de novembro de 2019 a fevereiro de 2020. Participaram da pesquisa 71 enfermeiros nefrologistas de todas as regiões do Brasil. Resultados: Os principais achados foram relacionados ao tempo de atuação dos enfermeiros na nefrologia, método e ferramenta utilizados em treinamentos nas unidades de diálise, média de tempo para o treinamento em uma nova tecnologia, a estratégia favorita dos enfermeiros, conhecimento sobre tecnologia educacional e o interesse em ter uma ferramenta que auxiliasse na educação permanente dos enfermeiros na hemodiálise. Conclusão: Com base nas respostas obtidas nesse diagnóstico situacional fica clara a necessidade de ferramentas que possam auxiliar no processo de ensino aprendizagem em unidades de hemodiálise, fazendo-se necessário mais pesquisas sobre o tema a fim de desenhar novas tecnologias para auxiliar na informatização dos enfermeiros nefrologistas que atuam em unidades de hemodiálise.
Referências
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