Utilização de tecnologias educacionais no contexto do diabetes mellitus e as repercussões no autocuidado: revisão integrativa.

Autores

Palavras-chave:

Educação em saúde, Teleducação, Diabetes Mellitus, Autocuidado.

Resumo

Objetivo: identificar na literatura científica as tecnologias utilizadas no processo de educação em saúde das pessoas com Diabetes Mellitus e as repercussões no autocuidado. Métodos: trata-se de uma revisão integrativa com coleta de dados de fevereiro a março de 2021, por meio de fontes secundárias, nas bases Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature, Medical Literature Analysis and Retrieval System Online, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências de Saúde e Scientific Electronic Library Online. Resultados: diversas tecnologias são utilizadas, como: aplicativos de celular, envio de short message service, mensagem de texto, voz ou ligações, criação de web sites, utilização de jogos, criação de folhetos, cartilhas e vídeos educativos e tecnologias combinadas. As repercussões no autocuidado foram a queda da hemoglobina glicada, controle glicêmico, modificação dos hábitos de vida e adesão à medicação. Conclusão: acredita-se que o presente estudo possibilitará ampliar o conhecimento dessas tecnologias existentes, com intuito de promover a saúde e prevenir agravos dos pacientes com Diabetes Mellitus.

Publicado

2023-03-10

Como Citar

de Cássia Assis Gonçalves , L. ., Vasconselos Amorim , T. ., Dayane Guimarães Fonseca, A. ., Carolina Vidigal Vieira Ferreira, A. ., Miguel Delvivo Farão , E. ., & do Carmo Pinto Coelho Paiva, A. (2023). Utilização de tecnologias educacionais no contexto do diabetes mellitus e as repercussões no autocuidado: revisão integrativa. Saúde Coletiva (Barueri), 12(75). Recuperado de https://revistasaudecoletiva.com.br/index.php/saudecoletiva/article/view/2087

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos