Perfil da monitoria acadêmica no processo de ensino e aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2022v12i75p10143-10153

Palavras-chave:

Educação Médica, Ensino, Desempenho Acadêmico

Resumo

Objetivo: analisar o programa de monitoria frente ao processo de ensino e aprendizagem de Estatística em Saúde. Método: transversal e descritivo, sobre a disciplina Estatística em Saúde, em uma instituição pública no Ceará, em dezembro de 2020. Utilizou-se questionário semiestruturado para avaliar as atividades de monitoria. A análise dos dados ocorreu no programa Excel, por meio de frequências absolutas e percentuais. Resultados: 34 discentes participaram, maioria do sexo feminino (61,8%). Aspectos positivos: 9 (26,5%) acadêmicos referiram a disponibilidade das monitoras para tirar dúvidas; 7 (20,6%) elencaram a didática utilizada; 6 (17,6%) citaram que os materiais de estudo foram de excelente qualidade; 4 (11,8%) relataram metodologia e revisão adequadas; 3 (8,8%) indicaram boa organização, objetividade, atenção aos monitorados, sincronia com o conteúdo ministrado pelo docente e bom direcionamento. Conclusão: o programa de monitoria acadêmica foi avaliado de forma positiva, por proporcionar a integração entre conhecimentos teóricos e práticos.

Biografia do Autor

Barbara Lívia Queirós Alves

Acadêmica de medicina pela UECE. Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Manoelise Linhares Ferreira Gomes

Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva pela UECE. Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).

Ana Beatriz Queirós Alves

Acadêmica de medicina UNICRITUS. Centro Universitário Christus.

Ananda Caroline Vasques Dantas Coelho

Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva pela UECE. Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Francisco José Maia Pinto

Docente da UECE. Estatístico. Matemático. Doutor em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Vitória Ferreira do Amaral

Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família pela UFC. Universidade Federal do Ceará (UFC).

Referências

Brasil. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União. Brasília, dez. 1996.

Brasil. Presidência da República. Lei Federal n. 5540, de 28 de novembro de 1968. Fixa normas de organização e funcionamento do ensino superior e sua articulação com a escola média, e dá outras providências.

Brasil. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução Nº. 3 de 20 de junho de 2014. Institui diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em Medicina e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 23 jun. 2014; Seção 1, p. 8-11.

Andrade EGR, Rodrigues ILA, Nogueira LMV, Souza DF. Contribuição da monitoria acadêmica para o processo ensino-aprendizagem na graduação em enfermagem. Rev. Bras. Enferm. 2018; 71(4); 1596-1603.

Cavalcante FML, Menezes ACV, Alves DGS, Mendonça GMM. Monitoria acadêmica em enfermagem: construindo conhecimentos através de metodologias ativas. Rev enferm UFPE on line. 2021;15: e244462.

Ong DSY, Zapf TC, Cevik M, Palacios-Beana ZR, Barać A, Cimen C, et al. Current mentorship practices in the training of the next generation of clinical microbiology and infectious disease specialists: an international cross-sectional survey. Eur J Clin Microbiol Infect Dis. 2019; 38:659– 65.

Frison LMB. Monitoria: uma modalidade de ensino que potencializa a aprendizagem colaborativa e autorregulada. Pro-Posições, Campinas. 2016; 27(1): 133-153.

Burgos CN, Baricati CCA, Martins JT, Scholze AR, Galdino MJQ, Karino ME. Monitoria acadêmica na percepção dos estudantes de enfermagem. Rev Enferm UFSM. 2019;9(37):1-14.

Botelho LV, Lourenço AEP, Lacerda MG, Wollz LEB. MONITORIA ACADÊMICA E FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. ABCS Health Sci. 2019; 44(1):67-74.

Bezerra IMP. State of the art of nursing education and the challenges to use remote technologies in the time of corona virus pandemic. J Hum Growth Dev. 2020; 30(1):141-147.

Marcuzzo S, Campos PM, Schneider J, Régis CC. Strategies for motivating embryology learning: an experience report in the nursing course of the federal university of Rio Grande do Sul. Rev. Inter. Educ. Sup.,. 2019; 5(1); 1-14.

Martins Ferraz, R. ., Rossetto Kron-Rodrigues, M. ., Martins Galvão, H. ., & de Oliveira Araújo, C. L. . (2021). Metodologias ativas de ensino e aprendizagem: o ensino de hoje na saúde. Saúde Coletiva (Barueri), 11(63), 5488–5499. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i63p5488-5499.

Ximenes MAM, Brandão MGSA, Caetano JA, Barros LM. Métodos ativos de aprendizagem como inovação na educação em enfermagem. Rev. Enfermagem Atual In Derme. 2020; 94(32), e-020052.

Souza GM S, Carvalho ÉG, Lima FC, Pereira DKS, Pereira KF. CONTRIBUIÇÕES DA MONITORIA ACADÊMICA DE ANATOMIA HUMANA AOS ESTUDANTES, PROFESSORES E MONITORES. Arqmudi. 2020; 24(1):81-5.

Baricati CCA, Martins JT, Yagi MCN, Kreling MCGD, Karino ME, Volpato MP. Monitoria: metodologia ativa na prática do cuidar em um curso de enfermagem. Braz. J. Surg. Clin. Res., 2018; 21(1):76-78.

Publicado

2022-04-25

Como Citar

Barbara Lívia Queirós Alves, Manoelise Linhares Ferreira Gomes, Ana Beatriz Queirós Alves, Ananda Caroline Vasques Dantas Coelho, Francisco José Maia Pinto, & Vitória Ferreira do Amaral. (2022). Perfil da monitoria acadêmica no processo de ensino e aprendizagem. Saúde Coletiva (Barueri), 12(75), 10143–10153. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2022v12i75p10143-10153

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos