FATORES ASSOCIADOS A IMAGEM CORPORAL E A INSEGURANÇA ALIMENTAR

Autores

Palavras-chave:

Imagem corporal, Insegurança alimentar, Atenção Primária à Saúde, Unidade Básica de Saúde

Resumo

Objetivo: avaliar a autoimagem corporal, segurança alimentar e os fatores associados em residentes em um território de abrangência de uma Unidade Básica de Saúde de um município do interior da Paraíba. Métodos: trata-se de um estudo transversal, descritivo e com amostra intencional desenvolvido com a população do território de uma unidade de saúde da Atenção Básica no município de Nova Floresta, Paraíba. Os dados foram coletados a partir de um questionário estruturado contendo informações socioeconômicas e instrumentos sobre a autoimagem - alta prevalência de insatisfação e de distorção corporal, segurança alimentar e saúde. Resultados: foram altas a prevalência de diferentes níveis de insegurança alimentar, bem como da autoimagem mais negativa entre os entrevistados, principalmente entre as mulheres, com mais baixo nível de escolaridade e com excesso de peso. A associação com o ganho de peso recente e o modo de consumo na hora das refeições teve relações com a autoimagem corporal, bem como nível leve de insegurança alimentar. Conclusão: pesquisa demostrou alta prevalência de insatisfação e distorção corporal, principalmente entre as mulheres de baixa classe socioeconômica. O sexo, assim como o nível de escolaridade, o estado nutricional e o nível de insegurança alimentar e nutricional tiveram relação com a imagem corporal.

Biografia do Autor

Ana Paula, a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Centro de Educação e Saúde. Integrante do Grupo de Pesquisa e Trabalho Interprofissional (GPTI).

Nutricionista. Bacharel em Nutrição pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Centro de Educação e Saúde, Cuité, PB, Brasil.  Integrante do Grupo de Pesquisa e Trabalho Interprofissional (GPTI).

Tatielle , Universidade Federal de Campina Grande. Centro de Educação e Saúde. Curso de Nutrição. Campus de Cuité, Paraíba.

Bacharelando em Nutrição pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG Centro de Educação e Saúde, Cuité, PB, Brasil.  Integrante do Grupo de Pesquisa e Trabalho Interprofissional (GPTI).

Melo Araújo, Universidade Federal de Campina Grande. Centro de Educação e Saúde. Curso de Nutrição. Campus de Cuité, Paraíba.

Bacharelando em Nutrição pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG Centro de Educação e Saúde, Cuité, PB, Brasil. Membro do Grupo de Pesquisa e Trabalho Interprofissional (GPTI). Membro do Grupo de Pesquisa e Estudos em Nutrição Clínica (CLINUTRI).

Deborah, . Docente do Centro de Educação e Saúde da Universidade Federal de Campina Grande, Brasil.

Doutora em Psicologia Social - Universidade Federal da Paraíba, Brasil. Docente do Centro de Educação e Saúde da Universidade Federal de Campina Grande, Brasil. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa e Trabalho Interprofissional (GPTI).

Cleyton, Faculdade de Enfermagem e Medicina Nova Esperança, João Pessoa, PB,

Doutor em Enfermagem na Atenção à Saúde. Professor do Magistério Superior no Curso de Medicina e do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Saúde da Família na Faculdade de Enfermagem e Medicina Nova Esperança, João Pessoa, PB

Publicado

2023-03-10

Como Citar

Melo da Silva, A. P., de Lima Vieira, T. ., Melo Araújo, D. B., Dornellas Ramos, D., Cézar Souto Silva, C., & Malheiro dos Santos, G. (2023). FATORES ASSOCIADOS A IMAGEM CORPORAL E A INSEGURANÇA ALIMENTAR. Saúde Coletiva (Barueri), 12(81). Recuperado de https://revistasaudecoletiva.com.br/index.php/saudecoletiva/article/view/2418

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos