Estrutura representacional de Agentes Comunitários de Saúde sobre atenção à saúde da mulher em situação de violência doméstica

Autores

Palavras-chave:

Agentes Comunitários de Saúde, Atenção à saúde, Violência contra a Mulher, violência doméstica

Resumo

Objetivou-se analisar a estrutura representacional de agentes comunitários de saúde sobre a atenção à saúde da mulher em situação de violência doméstica. Estudo descritivo, de natureza qualitativa, pautado na abordagem estrutural da Teoria das Representações Sociais (TRS). Os dados foram coletados com 107 agentes comunitários de saúde a partir das evocações livres e analisados através do Software Ensemble de Programmes Permettant l’analyse dês Evocations (EVOC) versão 2005. Os resultados revelaram um núcleo central caracterizado por atitude negativa com a presença do elemento descaso e atitudes positivas com acolhimento, cuidado e psicólogo. Esses elementos são fortalecidos pela zona de contraste apresentando o acompanhamento, Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) e escuta. Nas periferias observou-se atitudes práticas e afetivas desses profissionais de saúde com incorporação de posicionamentos. Conclui-se que os agentes comunitários de saúde são profissionais essenciais na atenção a mulher em situação de violência doméstica, através da essência multiprofissional e do desenvolvimento das relações intersetoriais.

Biografia do Autor

Maria Vitória Oliveira Couto, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Discente do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Bolsista de Iniciação Científica da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado da Bahia. Membro e pesquisadora do Grupo de Pesquisa Violência, Saúde e Cultura de Paz.

Aline Vieira Simões, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do curso de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Membro e Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Violência, Saúde e Cultura de Paz.

Charles Souza Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Enfermeiro. Doutor em Enfermagem. Docente do curso de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Vanda Palmarella Rodrigues, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do curso de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Líder e Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Violência, Saúde e Cultura de Paz.

Alba Benemérita Alves Vilela, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do curso de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Membro e Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Violência, Saúde e Cultura de Paz.

Juliana Costa Machado, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Enfermeira. Doutora em Ciências da Saúde. Docente do curso de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Vice-Líder e Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Violência, Saúde e Cultura de Paz.

Publicado

2023-03-10

Como Citar

Oliveira Couto, M. V., Vieira Simões, A., Souza Santos, C., Palmarella Rodrigues, V., Benemérita Alves Vilela, A., & Costa Machado, J. (2023). Estrutura representacional de Agentes Comunitários de Saúde sobre atenção à saúde da mulher em situação de violência doméstica. Saúde Coletiva (Barueri), 12(81). Recuperado de https://revistasaudecoletiva.com.br/index.php/saudecoletiva/article/view/2653

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos