Tecnologias educacionais e de cuidado para residentes de instituições de longa permanência para idosos: Revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2022v12i80p11348-11359

Palavras-chave:

Instituição de Longa Permanência para Idosos, Tecnologia Educacional, Educação em Saúde

Resumo

Objetivo identificar as evidências científicas disponíveis sobre as tecnologias de educação e do cuidado utilizadas pela equipe multiprofissional para residentes de Instituições de longa permanência para idosos. Método: Revisão integrativa de literatura realizada em outubro de 2021 por quatro revisores de forma independente. Para a seleção dos artigos utilizou-se as seguintes bases de dados eletrônicas: Medical Literature Analysis and Retrievel System Online (MEDLINE) via PubMed; Web of Science; SciVerse Scopus; Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Base de Dados em Enfermagem (BDENF) via Biblioteca Virtual em Saúde (BVS); Scientific Electronic Library Online (Scielo). A definição da questão norteadora deste estudo se deu mediante a estratégia Population/Patient/Problem – Interest - Context, Time (PICoT): Quais as evidências científicas disponíveis sobre as tecnologias utilizadas pela equipe multiprofissional na educação e cuidado para residentes de Instituição de longa permanência de idosos dos últimos 05 anos? Resultados: As tecnologias do cuidado foram identificadas nos dois artigos que compõem o corpus da análise, apresentando níveis de evidência seis e sete. Não foram encontradas tecnologias educacionais voltadas para a educação da pessoa idosa em instituições de longa permanência para idosos. Conclusão: é preciso desenvolver, validar e testar a aplicabilidade de tecnologias educativas e do cuidado voltadas para a equipe multiprofissional na educação e cuidado da pessoa idosa residente em Instituição de longa permanência para idosos.

Biografia do Autor

Cenir Gonçalves Tier

Docente do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, Campus Uruguaiana, Rio Grande do Sul/Brasil. Doutora em Enfermagem. Enfermeira

Aline Ost dos Santos

Docente do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, Campus Uruguaiana, Rio Grande do Sul/Brasil.

Melissa Frecero Consiglio

Discente do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, Campus Uruguaiana, Rio Grande do Sul/Brasil.

Tatiele Zago Bonorino

Discente do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, Campus Uruguaiana, Rio Grande do Sul/Brasil.

Leticia Gonçalves Lira

Discente do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, Campus Uruguaiana, Rio Grande do Sul/Brasil.

Letice Dalla Lana

Docente do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, Campus Uruguaiana, Rio Grande do Sul/Brasil

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Publicado

2022-09-19

Como Citar

Gonçalves Tier, C., Ost dos Santos, A., Frecero Consiglio, M., Zago Bonorino, T., Gonçalves Lira, L., & Dalla Lana, L. (2022). Tecnologias educacionais e de cuidado para residentes de instituições de longa permanência para idosos: Revisão integrativa. Saúde Coletiva (Barueri), 12(80), 11348–11359. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2022v12i80p11348-11359

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos