Avaliação de indicadores de humanização em um ambulatório médico no interior de São Paulo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2023v13i86p12625-12646

Palavras-chave:

Política de Saúde, Humanização da Assistência, Indicadores de Serviços, Relações Médico-Paciente

Resumo

Objetivos: identificar os indicadores de avaliação em saúde de um ambulatório médico de especialidades e associar as variáveis socioeconômicas aos fatores do Índice de Humanização dos Serviços, na dimensão usuário. Método: foi realizado um estudo transversal quantitativo e utilizado o Índice de Humanização dos Serviços. Resultados: Participaram do estudo 171 usuários, 18 profissionais e três gestores. O Indicador Final do Índice de Humanização dos Serviços foi considerado “bom” (0,64); contudo foram encontrados déficits na visibilidade e impacto da política em todas as dimensões. Na dimensão usuário, desconhecer a Política Nacional de Humanização em Saúde, autorreferir-se “preto ou pardo” e baixa escolaridade foram fatores que interferiram negativamente na visibilidade da aplicação da política e na percepção das atividades lúdicas desenvolvidas no serviço. Conclusões: Este resultado reflete um serviço que, em geral, assiste ao usuário e defende adequados processos de trabalho, baseados nos princípios humanizadores.

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Publicado

2023-06-20

Como Citar

Ozaki de Almeida, B., Talioli Rabelo de Lima, G., de Sousa, M. H., & Giesbrecht Puggina, A. C. . (2023). Avaliação de indicadores de humanização em um ambulatório médico no interior de São Paulo. Saúde Coletiva (Barueri), 13(86), 12625–12646. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2023v13i86p12625-12646

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos