OFICINA DE METODOLOGIAS ATIVAS: REPENSANDO O ENSINO DE ENFERMAGEM
DOI:
https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2023v13i86p12663-12680Palavras-chave:
Aprendizagem, Aprendizagem Baseada em Problemas, Docentes de Enfermagem;, Ensino, MetodologiaResumo
Objetivo: Relatar a experiência de oficina sobre metodologias ativas com docentes de enfermagem. Método: Relato de experiência de oficinas sobre Metodologia Ativa com 22 docentes vinculados a um curso de graduação em enfermagem de uma universidade pública. A oficina teve duração de 12 horas, e foi organizada em dois dias, em horário e local de trabalho, durante a semana pedagógica, em março de 2020. Resultados: As atividades apresentaram os pressupostos teóricos que subsidiam as técnicas e vivenciá-las, a saber: Dinâmica do Novo, Painel integrado, Mapa conceitual, Team Based Learn, Problematização com apoio do Arco de Charles Maguerez, Photovoice, Método 300 e Avaliação participativa. Tal organização permitiu o compartilhamento de saberes e práticas e o estímulo a sua utilização. Considerações finais: As oficinas estimularam os professores a correlacionar as técnicas com os conteúdos programáticos de suas disciplinas, de modo a auxiliar no planejamento e inserção de tais estratégias pedagógicas.
Referências
. MesquitaSKC, Meneses RMV, RamosDKR. Metodologias ativas de ensino/aprendizagem: dificuldades de docentes de um curso de enfermagem.Trab. educ. saúde,[serial on Internet]. 2016 [cited 2020 jun 20]; 14(2): 473-486. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462016000200473&lng=en&nrm=iso
Freire P. Pedagogia do oprimido. 54. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra; 2013
Souza EFD, Silva AG, Silva AILF. Active methodologies for graduation in nursing: focus on the health care of older adults. Rev Bras Enferm [serial on Internet]. 2018[cited 2020 out 10]; 71(suppl 2):920-4. Available from: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0150
Mourão J. EducaEthos; 1º Fronteira Planejamento; 2020; 19 fev. 2020 [cited 2020 jun 21]; YouTube; Available from: https://www.youtube.com/watch?v=aMjkY3BO9yg
Inocente L, Castaman AS, Vieira ML. Painel integrado: material didático-pedagógico facilitador do processo de ensino e aprendizagem. Anais do XIII EDUCERE – Congresso Nacional de Educação, 28-31 agosto 2017; Curitiba, Brasil. Curitiba, EDUCERE; 2017.
Carabetta Junior, V. A utilização de mapas conceituais como recurso didático para a construção e inter-relação de conceitos. Rev. bras. educ. med.[serial on Internet]. 2013 [cited 2020 jun]; 37(3):441-447. Available from: https://www.scielo.br/j/rbem/a/wfNvxq7hyNnPmb9ybsRZHDK/abstract/?lang=pt#:~:text=Os%20mapas%20conceituais%2C%20criados%20por,significado%20ao%20que%20est%C3%A3o%20estudando.
Farias, P.A.M. Martin, A.L.A.R., Cristo, C.S. Aprendizagem Ativa na Educação em Saúde: Percurso Histórico e Aplicações. Revista Brasileira de Educação Médica ABENO[serial on Internet]. 2015[cited 2020 jun]; 39 (1): 143-158. Available from: http://dx.doi.org/10.1590/1981-52712015v39n1e00602014.
Berbel NAN. A Metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez: uma reflexão teórico-epistemológica. Londrina: EDUEL; 2012.
Fernandes CS, Ferreira F, Marques G. Conceito de família em estudantes de graduação em enfermagem através do Photovoice. Avances enEnfermería, [serial on Internet]. 2018[cited 2020 jun]; 36(1):59-68, 2018.Available from:http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0121-45002018000100059#:~:text=O%20estudante%20de%20enfermagem%20precisa,seu%20pr%C3%B3prio%20desenho%20de%20fam%C3%ADlia.
Fragelli RR, Fragelli TBO. Trezentos: a dimensão humana do método.Educar em Revista, [serial on Internet]. 2017 [cited 2020 jun 20]; 63:253-265. Available from: https://www.scielo.br/j/er/a/9wV6Rd6NXhLZPhMSwtvMD3J/abstract/?lang=pt
Pisciottani F, Costa R, Figueiredo AE, Magalhães C. R. Da teorização sobre o ensino-aprendizagem à prática da educação permanente em enfermagem e sua contribuição para a autoeficácia. Research, SocietyandDevelopment, 2019; 8(7): 1-11.
Paim AS, Iappe NT, Rocha DLB. Metodologias de ensino utilizadas por docentes do curso de enfermagem: enfoque na metodologia problematizadora. Enfermería Global [serial on Internet]. 2015; 35(1):153-169.
Caveião C, Zagonel IPS, Coelho ICM, Peres AM, Montezeli JH. Perception of teachers about the learning process in nursing administration. CogitareEnferm [serial on Internet]. 2015 [cited 2020 jun]; 20(1):103-10. Available from: http://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/40628/24854
Ferraz Júnior AML, Miranda NR, Assunção R, Silva SA, Oliveira FAM, Oliveira RG. Percepção de estudantes de Odontologia sobre metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem. Rev ABENO[serial on Internet]. 2016 [cited 2020 jun]; 16(3):66-77 Available from: https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/272/248.
Lara, EMO, Lima VV, Mendes JD, Ribeiro ECO, Padilha RQ. O professor nas metodologias ativas e as nuances entre ensinar e aprender: desafios e possibilidades. Interface (Botucatu), [serial on Internet]. 2019[cited 2020 jun 20]; 23(): e180393. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832019000100240&lng=en&nrm=iso
Borges TS, Alencar G. Metodologias ativas na promoção da formação crítica do estudante: o uso das metodologias ativas como recurso didático na formação crítica do estudante do ensino superior. Cairu Rev. 2014; 3(4):119-43.
Carrara GLR, Rigobello JL, Luize PB, Baldo PL, Bernardes A, Gabriel CS. O ensino da liderança na graduação em enfermagem. Atas CIAIQ. 5-7 agosto2015; Aracaju, Brasil. Aracaju, CIAIQ; 2015.
Oliveira SN, Prado ML, Kempfer SS. Use of simulations in nursing education: an integrative review. Rev Min Enferm[serial on Internet]. 2014[cited 2020 out 10];18(2):487-95. Available from: http://www.reme.org.br/artigo/detalhes/941
Wisniewski D, Papa MAF, Inoue KC, Evora YDM, Matsuda LM. The teaching of management in nursing and the needs of the market: an integrative review. Rev Enferm UFPE [serial on Internet]. 2014 [cited 2020 out 10]; 8(supl-2):3747-57. Available from: http://www.revista.ufpe.br/revistaenfermagem/index.php/revista/article/viewArticle/4918
Sobral FPCP, Viana MER, Livio TA, Santos AG, Costa BGS, Rozendo CA. Metodologias ativas na formação crítica de mestres em enfermagem. Revista Cuidarte.[serial on Internet]. 2020 [cited 2020 jun];11(1): E822. Available from: http://www.scielo.org.co/scielo.php?pid=S2216-09732020000100600&script=sci_abstract&tlng=pt
Valente GSC, Fernandes NO, Cosme FSMN, Ferreira FC, Souza CJ. A dinâmica de grupo como estratégia de ensino-aprendizagem na disciplina de gerenciamento de enfermagem. Anais do 17o SENPE – Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem, 02-05 junho 2013; Natal, Brasil. Natal, SENPE; 2013.