EXPERIÊNCIAS DA IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA EXTENSIONISTA INTEGRADOR NA FORMAÇÃO MÉDICA

Autores

  • Roselma Marcele da Silva Alexandre Kawakami raduada em Enfermagem pelo UNIVAG. Especialista em Auditoria dos Serviços de Saúde. Especialista em Vigilância em Saúde. Mestre em Enfermagem. Professora do Programa de Interação Comunitária do Curso de Medicina e Programa Extensionista Integrador do Centro Universitário – UNIVAG. https://orcid.org/0000-0001-5581-8115
  • Mona Lisa Rezende Carrijo Mestre em Educação. Professora de tutoria e e Programa Extensionista Integrador do Centro Universitário – UNIVAG. https://orcid.org/0009-0007-1501-1625
  • Taisa Guimarães de Souza Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Mato Grosso (2009). Mestre em Enfermagem pelo Programa de Mestrado em Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso, atuando principalmente nos seguintes temas: malaria, cooperação do paciente, conduta de saúde, prevenção e prevenção primária, educação em Saúde. Com experiência na docência e supervisão de Estágio Hospitalar.Professora do Programa de Interação Comunitária do Curso de Medicina e Programa Extensionista Integrador do Centro Universitário – UNIVAG. https://orcid.org/0009-0002-9162-0477
  • Patrícia da Silva Ferreira Graduada em enfermagem pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Mestre em Enfermagem pela UFMT. Supervisora do Programa de Interação Comunitária e Programa Extensionista Integrador https://orcid.org/0000-0001-6501-5818
  • Paulo Luís Batista Nogueira Graduado em Medicina e Residência Médica em Cirurgia Geral e Residência Médica em Cirurgia Pediátrca. Mestre em área de Cirurgia https://orcid.org/0000-0002-8074-5920

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2024v14i89p13238-13247

Palavras-chave:

Medicina

Resumo

Introdução: Este estudo objetiva relatar a experiência da implantação do Programa Extensionista Integrador (PEI) como componente curricular do curso de medicina em uma instituição privada de ensino superior. Descreve, as atividades de elaboração da disciplina e formação pedagógica, por meio de reuniões interprofissionais ou multidisciplinares. Relato de experiência: Trata-se de um relato de experiência de gestores e docentes no processo de implantação do PEI, no curso de medicina, de uma instituição privada em Várzea Grande, Mato Grosso. As reuniões ocorreram no Centro Universitário e na via plataforma digital ZOOM entre agosto de 2022 até fevereiro de 2023. O treinamento ocorreu na própria instituição de ensino durante a semana pedagógica de 06 a 10 de fevereiro de 2023.  O planejamento interprofissional foi dinâmico e houve estudo sobre as estratégias de ensino e aprendizagem que poderiam ser utilizadas. Além disso, no treinamento utilizamos a simulação realística que foi  essencial para a compreensão  dos docentes sobre a extensão e as metodologias ativas, uma vez que se colocar lá no lugar do aluno desafia na busca pelo método mais adequado para a aprendizagem. Esses momentos permitiram adotar a metodologia da problematização utilizando ferramentas de planejamento estratégico e como estratégia o mapa inteligente para implementar ações de saúde na comunidade por meio da extensão que será desenvolvida com os alunos do primeiro semestre. Discussão: De acordo com a literatura, a extensão é uma obrigatoriedade na formação médica como componente curricular, sendo 10% da carga horária total do curso1. A interprofissionalidade e interdisciplinaridade é uma tendência nos cursos de graduação. Deste modo, é imprescindível capacitar os docentes para desenvolverem nos alunos as competências exigidas nas diretrizes nacionais curriculares. Conclusão: A experiência de planejamento para implantação do componente curricular possibilitou ampliar conhecimentos sobre trabalho colaborativo, extensão e atenção primária à saúde. A dificuldade foi definir a metodologia mais adequada. Após formação pedagógica foi decidido coletivamente utilizar a metodologia da problematização. A limitação foi finalizar o desenho completo apenas de uma etapa do curso. Sugere-se que outras universidades socializem as experiências bem sucedidas da implantação da extensão como componente curricular nos cursos de medicina.

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Publicado

2024-03-14

Como Citar

Kawakami , R. M. da S. A., Carrijo, M. L. R., Souza, T. G. de, Ferreira, P. da S., & Batista Nogueira, P. L. (2024). EXPERIÊNCIAS DA IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA EXTENSIONISTA INTEGRADOR NA FORMAÇÃO MÉDICA. Saúde Coletiva (Barueri), 14(89), 13238–13247. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2024v14i89p13238-13247

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos