Um Olhar Sobre Efetividade de Programas de Promoção à Saúde nas Escolas: Revisão de Escopo
DOI:
https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2024v14i92p13825-13842Palavras-chave:
Avaliação de Programa, Promoção da Saúde, Prevenção Primária, Prevenção Secundária, Educação BásicaResumo
Objetivo: Analisar o estado da arte da avaliação da efetividade de programas de promoção à saúde e prevenção de doenças nas escolas. Método: Adotou-se as recomendações do Instituto Joanna Briggs. A busca foi realizada na BVS Saúde, PubMed, Scopus, Embase e PsycInfo. No total, foram selecionados 55 artigos. Resultados: 25 programas foram considerados efetivos (45,5%), 14 parcialmente efetivos (25,5%) e 16 não efetivos (29%). Observou-se trabalhos realizados em 5 continentes, abordando temáticas em promoção da saúde e prevenção de doenças. Foram identificados 11 domínios avaliativos para mensurar a efetividade das ações estudadas. Conclusão: Sugere-se a importância de metodologias e métodos diversos para a avaliação de efetividade das ações em promoção da saúde na perspectiva da triangulação de métodos. Ademais, deve-se incluir uma análise das relações simbólicas e de poder, buscando contemplar a complexidade, principalmente, em relação ao desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens em contexto escolar.
Referências
Figueiredo TA, Machado VL, de Abreu MM. A saúde na escola: um breve resgate histórico [Health at school: a brief history]. Cien Saude Colet 2010;15(2): 397-402.
Graciano AMC, Cardoso NMM, Mattos FF, Gomes V E, Borges-Oliveira AC. Promoção da Saúde na Escola: história e perspectivas. J Health & Biol Sci 2015; 3(1): 34-38.
Potvin L, McQueen DV. Practical Dilemmas for Health Promotion Evaluation. In Potvin L, McQueen DV. (eds) Health Promotion Evaluation Practices in the Americas, New York, Springer; 2008.
World Health Organization (WHO). Guidelines and indicators for health promoting schools. Genebra: WHO-WPRO, 2009.
Lee A, Lo A, Li Q, Keung V, Kwong A. Health Promoting Schools: An Update. Appl Health Econ Health Policy 2020; 18(5): 605-623.
Leger L, Buijs G, Keshavarz N, Lee A. Health-Promoting Schools. In: Kokko, S., Baybutt, M. (eds) Handbook of Settings-Based Health Promotion. Springer; 2020.
Rossi PH, Lipsey MW, Henry GT. Evaluation: A systematic approach (8th ed.). Sage Publications; 2019.
Köptcke LS, Pinto AR, Soares BC, Silva DF, Oliveira EA, Camargo EB, Pereira FM, Elias FTS, Cardoso GCP, Silva GJ, Barone LG, Vieira MEM, Padrão MRAV, Oliveira MAK, Araújo RGD, Araújo SK, Alves-Hopf S. Pesquisa nacional de avaliação da gestão intersetorial do Programa Saúde na Escola (PSE) 2021-2022: estudo de avaliabilidade/Luciana Sepúlveda Köptcke (org.). Brasília-DF, Fiocruz; 2023.
Brasil. Ministério da Saúde. Caderno do gestor do PSE [recurso eletrônico]/Ministério da Saúde. Brasília-DF: Ministério da Saúde, 2022.
Burches E, Burches M. Efficacy, effectiveness and efficiency in the health care: The need for an agreement to clarify its meaning. Arch Public Health Community Med 2020; 4(1): 1-3.
Institute TJB. Joanna Briggs Institute Reviewers' Manual [Internet]. Adelaide: Joanna Briggs Institute, 2014.
Tricco AC, Lillie E, Zarin W, O'Brien K, Colquhoun H, Kastner M, Levac D, Ng C, Sharpe JP, Wilson K, Kenny M, Warren R, Wilson C, Stelfox HT, Straus SE. A scoping review on the conduct and reporting of scoping reviews. BMC Med Res Methodol 2016; 16: 15.
Ouzzani M, Hammady H, Fedorowicz Z, Elmagarmid A. Rayyan-a web and mobile app for systematic reviews. Syst Rev 2016; 5(1): 210.
V, Reichelt J. Mendeley: a Last.fm for research. Presented at IEEE Fourth International Conference on eScience; 2008. 327–8.
Mayring P. Qualitative Inhaltsanalyse–ein Beispiel für Mixed Methods. In Mayring P. Mixed Methods in der empirischen Bildungsforschung. SAGE Publications Ltd 2012; 1: p. 27-36.
Ferriani LO, Silva DA, Molina MDCB, Mill JG, Brunoni AR, da Fonseca MJM, Moreno AB, Benseñor IM, de Aguiar OB, Barreto SM, Viana MC. Depression is a risk factor for metabolic syndrome: Results from the ELSA-Brasil cohort study. J Psychiatr Res 2023;158: 56-62.
Ramirez I, Alves DE, Kuchler PC, Madalena IR, Lima DC, Barbosa MCF, Oliveira MAHM, Thedei Júnior G, Baratto-Filho F, Küchler EC, Oliveira DSB. Geographic Information Systems (GIS) to Assess Dental Caries, Overweight and Obesity in Schoolchildren in the City of Alfenas, Brazil. Int J Environ Res Public Health 2023; 20(3): 2443.
Gori D, Guaraldi F, Cinocca S, Moser G, Rucci P, Fantini MP. Effectiveness of educational and lifestyle interventions to prevent pediatric obesity: systematic review and meta-analyses of randomized and non-randomized controlled trials. Obes Sci Pract 2017; 3(3): 235-248.
Marinho VC, Chong LY, Worthington HV, Walsh T. Fluoride mouthrinses for preventing dental caries in children and adolescents. Cochrane Database Syst Rev 2016; 7(7): CD002284.
Hettler B. The six dimensions of wellness. National Well Institute; 1976..
Treweek S, Zwarenstein M. Making trials matter: pragmatic and explanatory trials and the problem of applicability. Trials 2009; 10: 37.
Schwartz D, Lellouch J. Explanatory and pragmatic attitudes in therapeutical trials. J Chronic Dis 1967; 20 (8): 637-48.
Rice ME. Assessment for and Evaluation of Healthy Settings. In: Kokko, S., Baybutt, M. (eds) Handbook of Settings-Based Health Promotion. Springer; 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Dados de financiamento
-
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Números do Financiamento Projeto PSE - Edital CNPq/MS/SAPS/DEPROS Nº 20/2021