Um Olhar Sobre Efetividade de Programas de Promoção à Saúde nas Escolas: Revisão de Escopo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2024v14i92p13825-13842

Palavras-chave:

Avaliação de Programa, Promoção da Saúde, Prevenção Primária, Prevenção Secundária, Educação Básica

Resumo

Objetivo: Analisar o estado da arte da avaliação da efetividade de programas de promoção à saúde e prevenção de doenças nas escolas. Método: Adotou-se as recomendações do Instituto Joanna Briggs. A busca foi realizada na BVS Saúde, PubMed, Scopus, Embase e PsycInfo. No total, foram selecionados 55 artigos. Resultados: 25 programas foram considerados efetivos (45,5%), 14 parcialmente efetivos (25,5%) e 16 não efetivos (29%). Observou-se trabalhos realizados em 5 continentes, abordando temáticas em promoção da saúde e prevenção de doenças. Foram identificados 11 domínios avaliativos para mensurar a efetividade das ações estudadas. Conclusão: Sugere-se a importância de metodologias e métodos diversos para a avaliação de efetividade das ações em promoção da saúde na perspectiva da triangulação de métodos. Ademais, deve-se incluir uma análise das relações simbólicas e de poder, buscando contemplar a complexidade, principalmente, em relação ao desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens em contexto escolar.

Biografia do Autor

Erika Barbosa Camargo, Escola de Governo Fiocruz Brasília

Pesquisadora Colaboradora, Doutora em Medicina Interna e Terapêutica.

Luciana Garritano Barone

Nutricionista pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Especialista em Educação e Saúde e Mestre em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz.

Maria Edna Moura Vieira

Historiadora, Doutora em Saúde Pública pela Universidade de Brasília e em Medicina pela Universidade de Valência, Espanha.

Marta Azevedo Klumb Oliveira

Psicóloga, Mestre em Psicologia pela Universidade Católica de Brasília.

Rimena Gláucia Dias de Araújo

Dentista, Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Samia Kelle de Araújo, Makida Instituto de Formação

Enfermeira, Pesquisadora e Mestre em Processos do Desenvolvimento Humano e da Saúde pela Universidade de Brasília.

Simone Alves-Hopf

Fisioterapeuta formada pela Universidade de Pernambuco, Mestre em Desenvolvimento Humano e da Saúde pela Universidade de Brasília, Interna do Curso de Medicina da Friedrich-Schiller Universidade de Jena, Alemanha.

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Publicado

2025-01-27

Como Citar

Koptcke, L. S., Camargo, E. B., Barone, L. G., Vieira, M. E. M., Oliveira, M. A. K., Araújo, R. G. D. de, Araújo, S. K. de, & Alves-Hopf, S. (2025). Um Olhar Sobre Efetividade de Programas de Promoção à Saúde nas Escolas: Revisão de Escopo. Saúde Coletiva (Barueri), 15(92), 13825–13842. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2024v14i92p13825-13842

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos

Dados de financiamento