Educação em Saúde para a Diversidade: Pesquisa-ação com Crianças Pré-escolares
DOI:
https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2025v15i93p14426-14445Palavras-chave:
educação em saúde, educação infantil, enfermagem, preconceitoResumo
Objetivo: desenvolver estratégias eficientes de educação em saúde na escola, abordando questões sociais, raciais e de gênero no ambiente escolar, além de outras demandas emergentes na interação com a comunidade escolar. Métodos: trata-se de uma Pesquisa-Ação, com o uso de estratégias pedagógicas lúdicas trabalhadas de forma participativa e dialógica. Resultados: o desenvolvimento se deu em duas fases, uma virtual e outra presencial, abordando diversos eixos temáticos e houveram dois momentos de avaliação com as educadoras da instituição em relação aos impactos das atividades. Conclusão: a proposta mostrou-se exitosa, com algumas fragilidades ajustadas durante a pesquisa, mas reforça-se a necessidade de mais estudos na área. Contribuições para a prática: reforça a importância da atuação da enfermagem na educação e promoção à saúde, com relato de experiência exitosa e potencialmente transformadora para os profissionais, estudantes e sociedade.
Referências
Social Exclusion and Ethnic Segregation in Schools: The Role of Teachers' Ethnic Prejudice. The Review of Economics and Statistics. MIT Press [Internet]. 2023 [cited 2024 Sep 24]. Available from: https://direct.mit.edu
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (BR). Panorama do Censo de 2022 [Internet]. 2022 [cited Sep 16, 2024]. Available from: https://censo2022.ibge.gov.br/panorama/?utm_source=ibge&utm_medium=home&utm_campaign=portal
Freire P. Environmental education in the light of Paulo Freire’s pedagogy of the oppressed. PLOS Sustain Transform. 2023;2(7):e0000074. doi: https://doi.org/10.1371/journal.pstr.0000074
Silva OHF, Oliveira GR. The education of ethnic-racial relations in early childhood education institutions in Minas Gerais. Rev Bras Educ. 2024;29:e290077. doi: https://doi.org/10.1590/S1413-24782024290077
Panta M, Silva MN.The impacts of racism on the trajectory of high school students: experiences and perceptions of blacks and whites. Rev. Sociologias. 2024;26:e–soc130382. doi: https://doi.org/10.1590/18070337-130382
Nascimento KV, Oliveira DM. Ensinamentos sobre teoria e práxis: a educação como sabedoria prática para a construção da emancipação humana. Rev. Docentes [Internet]. 2023 [cited Sep 28, 2024];8:56-62. Available from: https://revistadocentes.seduc.ce.gov.br/revistadocentes/article/view/778.
Lunardi NMS, Nascimento A, Sousa JB, Silva NRM, Pereira TGN, Fernandes JSG. Remote classes during the pandemic: difficulties and strategies used by parents. Educ Real. 2021;46(2). doi:https://doi.org/10.1590/2175-6236106662
Pereira DM, Silva GS. As Tecnologias de Informação de Comunicação (TICs) como aliadas para o desenvolvimento. Cad. Ciências Sociais Aplicadas [Internet]. 2020 [cited Sep 28, 2024];7(8). Available from: https://periodicos2.uesb.br/index.php/ccsa/article/view/1935
Sampieri RH, Collado CF, Lucio PB. O Processo da Pesquisa Qualitativa. In: Metodologia da Pesquisa. Porto Alegre: Penso; 2013.
Thiollent M. Metodologia de pesquisa-ação. São Paulo: Cortez; 2011.
Batista CLC, Brentani AVM. Analysis of the influence of the timing of enrollment in daycares on child development. Cad Saúde Pública. 2023;39(4):e00150622. doi: https://doi.org/10.1590/0102-311XPT150622
Lameira ABC, Furtado MAS, Freire JRC, Fernandes TG, Mendonça ASGB. Influence of socioeconomic determinants on the motor development of infants accompanied by follow-up program in Manaus, Amazonas. Rev. Saúde Debate. 2022;46(Esp. 5):104-113. doi: https://doi.org/10.1590/0103-11042022E50
United Nations. Transforming our world: the 2030 Agenda for Sustainable Development [Internet]. New York: United Nations [Internet]. 2015 [cited 2024 Sep 22]. Available from: https://sdgs.un.org/2030agenda
Vasconcelos JC, Lima PVPS, Rocha LA, Khan AS. School infrastructure and public investment in Education in Brazil: the importance of educational performance. Ensaio: Aval Pol Púb Educ. 2021;29(113):874-898. doi: https://doi.org/10.1590/S0104-40362020002802245
Gomes RA, Macedo PH, Ramos MS. O desenvolvimento infantil e a colaboração entre família e escola: Um estudo exploratório sobre o bem-estar das crianças durante a pandemia. Psic. Rev. 2021;17(3):42-58. doi: doi: https://doi.org/10.1007/s10943-020-01067-w
Rocha C, Araújo G. La Relación Educativa en la Guardería como forma de Parentalidad Positiva: Aportes de una Etnografía por Guarderías de Portugal. Rev. Bras. Educ. 2023;28:e280003. doi: https://doi.org/10.1590/S1413-24782023280003
Matos DP, Paiva JQ, Oliveira GL. Reflexões em torno da filosofia Ubuntu como ferramenta na construção de uma educação antirracista. Rev. da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as. 2023;17(Esp). doi: https://doi.org/10.31418/2177-2770.2023.v17.c.1.p.208-230
Bragagnollo GR, Santos TS, Fonseca REP, Acrani M, Castelo Branco MZP, Ferreira BR. Playful educational intervention with schoolchildren on intestinal parasitosis. Rev. Bras. Enferm. 2019;72(5):1203-10. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0551
Cotonhoto LA, Rossetti CB, Missawa DDA. The importance of play in pedagogical practice. Rev. Construção Psicopedagógica [Internet]. 2019 [cited Sep 28, 2034];27(28):37-47. Available from: https://pepsic.bvsalud.org/pdf/cp/v27n28/05.pdf
Moraes GSC, Coelho HG. The importance of players in children's education. Rev Estud Educ [Internet]. 2021 [cited Sep 28, 2024];7(3). Available from: https://www.revista.ueg.br/index.php/reeduc/article/view/11569/8305
Leite EX, Freire AMS, Carvalho RO. Duas vistas do mesmo lado: educação infantil e o desenvolvimento integral da criança, uma reflexão a partir de Paulo Freire. Rev. Ensino em Perspectivas [Internet]. 2021 [cited Aug 28, 2024]:1-10. Available from: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6559/5385
Urquía YJM, Nobre LN. Food and nutritional education in school environment in Brazil pre-pandemic: teachers as target of actions. Rev. Areté. 2023;9(17):191-209. doi: https://doi.org/10.55560/arete.2023.17.9.9
Fittipaldi ALM, O’Dwyer G, Henriques P. Health education in primary care: a look under the perspective of users of the healthcare system. Rev. Saúde Soc. 2023;32(4). doi: https://doi.org/10.1590/S0104-12902023211009en
Pivetta F, Cunha MB, Porto MF. Extended Action-Research Community: building knowledge and practices in daily and affective dialogue with the territory. Rev. Saúde Debate. 2022;46(Esp 6):162-173. doi: https://doi.org/10.1590/0103-11042022E614
Adamy EK, Ramos FRS, Silva GTR, Jesus LA. Panorama Nacional da Formação em Enfermagem: Diretrizes Curriculares Nacionais da Formação Técnica e da Graduação. In: Adamy EK, Cubas MR (Orgs). Os Sentidos da Inovação Tecnológica no Ensino e na Prática do Cuidado em Enfermagem: reflexões do 18º SENADEN e 15º SINADEN. 2023; 12-20 p. doi: https://doi.org/10.51234/aben.23.e20c2
Nogueira DL, Sousa MS, Dias MSA, Teixeira VPP, Lindsay AC, Machado MT. Educação em saúde e na saúde: conceitos, pressupostos e abordagens teóricas. SANARE - Rev Políticas Públicas. 2022;21(2). doi: https://doi.org/10.36925/sanare.v21i2.1669
Costa DAC, Cabral KB, Teixeira CC, Rosa RR, Mendes JLL, Cabral FD. Enfermagem e a educação em saúde. Rev Cient Esc Estadual Saúde Pública Goiás “Cândido Santiago”. 2020;6(3). doi: https://doi.org/10.22491/2447-3405.2020.V6N3.6000012