Avaliação de usabilidade de bomba infusora no Centro de Terapia Intensiva: contribuições para segurança do paciente

Autores

  • Deywisson de Jesus Ribeiro Pires
  • Cristiano Bertolossi Marta
  • Elson Santos de Oliveira
  • Adriana Carla Bridi
  • Andrezza Serpa Franco
  • Roberto Carlos Lyra da Silva
  • Antônio Augusto de Freitas Peregrino

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i52p2254-2263

Palavras-chave:

Bombas de Infusão, Enfermagem, Cuidados Crí­ticos, Usabilidade

Resumo

Objetivos: avaliar o grau de satisfação, conhecimento e a usabilidade situada da bomba infusora utilizada no Centro de Terapia Intensiva geral adulto de um hospital universitário; identificar o que sabem os profissionais de enfermagem acerca da bomba de infusão que operam; analisar os atributos de usabilidade da bomba infusora na perspectiva dos usuários; verificar o grau de satisfação do usuário como atributo de usabilidade em relação í s bombas de infusão. Método: Trata-se de estudo descritivo, com abordagem quantitativa, realizado na unidade de Terapia Intensiva geral adulto de um hospital universitário do Rio de Janeiro, com 41 profissionais e residentes de enfermagem, através de um questionário. Resultado: 75,6% conhecem a bomba infusora utilizada no setor, e a maioria a considera de fácil manuseio. 38 profissionais afirmam ter um conhecimento bom do equipamento. Conclusão: Esta pesquisa traduz a importância de avaliar em cenário real as questões relacionadas í  usabilidade dos equipamentos médico-assistenciais, considerando a satisfação dos usuários que manuseiam este equipamento.

Biografia do Autor

Deywisson de Jesus Ribeiro Pires

Enfermeiro. Especialista em Terapia Intensiva pelo Programa de Residência em enfermagem da Universidade Estadual do Rio de Janeiro – UERJ. 

Cristiano Bertolossi Marta

Enfermeiro. Pós-Doutor em Enfermagem. Professor Adjunto 2 do Departamento de Fundamentos de Enfermagem da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Coordenador Geral da Pós-Graduação de Enfermagem em Alta Complexidade da Universidade Veiga de Almeida. Diretor de Pesquisa da Universidade Veiga de Almeida.

Elson Santos de Oliveira

Doutorando em Enfermagem e Biociências- UNIRIO; Professor Assistente do curso de graduação de Enfermagem da Universidade VEIGA de Almeida; Enfermeiro do CTI Adulto do Instituto Nacional de Câncer. 

Adriana Carla Bridi

Doutorado em Enfermagem e Biociências Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro-Unirio. Hospital Universitário Pedro Ernesto-Universidade do Estado do Rio de Janeiro-Hupe-Uerj. 

Andrezza Serpa Franco

Doutorado. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Professora assistente II Departamento Médico cirúrgico, UERJ. 

Roberto Carlos Lyra da Silva

Doutorado. Professor Associado da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Lí­der do Laboratórios de Avalição Econômica e Tecnologias em Saúde – LAERS. 

Antônio Augusto de Freitas Peregrino

Professor Associado – UERJ. Doutorado saúde coletiva instituto de medicina social – UERJ. Pós doutorado em enfermagem e biociências – Unirio. 

Publicado

2020-10-29

Como Citar

de Jesus Ribeiro Pires, D. ., Bertolossi Marta, C. ., Santos de Oliveira, E. ., Carla Bridi, A. ., Serpa Franco , A. ., Carlos Lyra da Silva , R. ., & Augusto de Freitas Peregrino, A. . (2020). Avaliação de usabilidade de bomba infusora no Centro de Terapia Intensiva: contribuições para segurança do paciente. Saúde Coletiva (Barueri), 10(52), 2254–2263. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i52p2254-2263

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos