Produção científica acerca da qualidade de vida de docentes no contexto do neoliberalismo
DOI:
https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i53p2404-2417Palavras-chave:
Qualidade de Vida, Universidades, DocentesResumo
A fim de aprofundar os conhecimentos acadêmicos sobre a qualidade de vida dos docentes universitários e sua influência sobre os aspectos cotidianos da rotina, formulou-se a seguinte questão norteadora: Quais as evidências científicas acerca da qualidade de vida dos docentes universitários? A busca dos artigos foi por intermédio da Biblioteca Virtual da Saúde (BVS), na qual foram utilizados os descritores "qualidade de vida", "universidade" e "docente", sendo empregado o uso do operador booleano "AND" para realização da pesquisa, abrangendo e contemplando a questão norteadora e os objetos do presente estudo. Os critérios de inclusão foram: artigos publicados em um intervalo cronológico entre 2013 e 2019 nos idiomas português, inglês e espanhol, com texto completo disponível, foram excluídas teses, dissertações e artigos que não contemplassem a questão norteadora. Concluiu-se que as intervenções propostas até o momento não trouxeram o impacto necessário para desenvolver melhorias no bem-estar dos docentes.